Após enfrentar desafios devido a um recurso de privacidade da Apple, a Meta busca reduzir sua dependência do Google e da Microsoft. Segundo o site Information, a empresa está desenvolvendo um mecanismo de busca para seu chatbot e recentemente fez uma parceria com a Reuters para aprimorar suas respostas em notícias.
A Meta estaria indexando a web há pelo menos oito meses, com a intenção de integrar esses índices ao Meta AI, criando uma alternativa ao Google Search e ao Microsoft Bing.
Embora tenha divulgado sua tecnologia de rastreamento da web, a empresa não confirmou abertamente a construção de um mecanismo de busca. O projeto é liderado por Xueyuan Su, gerente sênior de engenharia.
- Essa iniciativa é uma resposta direta às dificuldades enfrentadas devido à dependência de grandes empresas de tecnologia,
- Este contexto ficou evidenciado pelo impacto financeiro do App Tracking Transparency da Apple, que resultou em uma perda estimada de mais de US$ 10 bilhões em receita publicitária para a Meta.
- O CEO Mark Zuckerberg busca maior autonomia para evitar situações semelhantes no futuro.
Os investimentos que a Meta já destinou para a inteligência artificial parecem ter trazido resultados, com Zuckerberg anunciando recentemente que a Meta AI já conta com mais de 185 milhões de usuários ativos semanais.
Em comparação, a OpenAI relatou que conta atualmente com 250 milhões de usuários semanais para o ChatGPT.