A Meta informou nesta segunda-feira (15) que vai encerrar (temporariamente) o Threads na Turquia a partir de 29 de abril. O encerramento é em conformidade à medida provisória da Rekabet Kurumu – Autoridade de Concorrência Turca (TCA, na sigla em inglês).
Confira abaixo os principais pontos do encerramento do Threads na Turquia, segundo a Meta:
- Para cumprir uma medida provisória da Autoridade de Concorrência Turca, a Meta irá encerrar temporariamente o Threads na Turquia a partir de 29 de abril;
- Não há impacto no Facebook, Instagram, WhatsApp ou em quaisquer outros serviços da Meta na Turquia, nem no Threads em outros países;
- A Meta explora medidas para minimizar as interrupções para as pessoas que usam o Threads na Turquia.
Encerramento do Threads na Turquia
Para minimizar as interrupções causadas por esse encerramento temporário, o Threads implementará várias medidas – por exemplo: notificar os usuários na Turquia sobre a decisão dentro do próprio aplicativo antes da data de encerramento. Além disso, os usuários terão a opção de desativar seus perfis, mantendo seus dados intactos, ou excluir seus perfis permanentemente. Aqueles que optarem por desativar poderão restaurar suas postagens e interações caso o Threads retorne ao país.
A TCA emitiu recentemente uma ordem provisória proibindo o compartilhamento de dados entre o Threads e o Instagram. Discordamos da ordem provisória, acreditamos que estamos em conformidade com todos os requisitos legais turcos, e iremos recorrer. A ordem provisória da TCA nos deixa sem escolha senão encerrar temporariamente o Threads na Turquia. Continuaremos a dialogar construtivamente com a TCA e esperamos trazer o Threads de volta às pessoas na Turquia o mais rápido possível.
Meta, em comunicado
Medida provisória contra a Meta
A Turquia impôs uma medida provisória contra a Meta proibindo o compartilhamento de dados entre as plataformas Instagram e Threads em 18 de março. A medida veio enquanto a autoridade de concorrência do país investigava um possível abuso da posição dominante da big tech no mercado. De acordo com a Reuters, a investigação do regulador antitruste turco começou em dezembro de 2023.
Para o regulador da Turquia, o compartilhamento de dados entre as duas redes sociais pode “violar o direito da concorrência e causar danos irreparáveis” no mercado. A autoridade acrescentou que a medida provisória permanecerá em vigor até a tomada de uma decisão final.
Vale lembrar que esse não é o único escrutínio que a Meta enfrenta na Turquia. Separadamente, a empresa também foi multada em 4,8 milhões de liras (US$ 148 mil) como parte de outra investigação sobre uma mensagem de notificação que a empresa envia aos usuários sobre o compartilhamento de dados.
Segundo a autoridade turca, a mensagem, que avisa sobre o compartilhamento de dados entre Facebook, Instagram e WhatsApp, não fornecia informações suficientes e não era transparente o bastante para com o tratamento dos dados.