A Meta desativou o CrowdTangle, ferramenta muito usada por pesquisadores e jornalistas para monitorar desinformação e fake news em redes sociais como Facebook e Instagram. A big tech alega que a plataforma não fornecia um “retrato representativo” do que circula pelas suas redes sociais.
Parlamentares dos Estados Unidos pediram que o CrowdTangle fosse mantido no ar até as eleições presidenciais (ameaçadas pela proliferação de fake news e deepfakes, diga-se), marcadas para novembro. Mas a empresa seguiu com a intenção de desativar a plataforma.
No lugar do CrowdTangle, a Meta oferece a Biblioteca de Conteúdo. Além do acesso a ela ser muito mais limitado, especialistas ouvidos pelo TechCrunch apontam que o serviço oferecido pela tal biblioteca é menos transparente e mais limitado, em comparação ao CrowdTangle.
- Um lado: a Meta afirma que a Biblioteca de Conteúdo (tradução livre) oferece insights mais detalhados sobre o que as pessoas realmente veem no Facebook e no Instagram. Um porta-voz da Meta disse ao site de tecnologia que as novas ferramentas oferecem uma experiência de coleta de dados mais abrangente;
- Outro lado: o diretor do Instituto de Transparência Algorítmica, Cameron Hickey, disse ao site que a tal biblioteca tem “apenas 10% da usabilidade do CrowdTangle”. Hickey disse que a nova plataforma da Meta oferece alguns dos dados oferecidos pelo CrowdTangle – mas, em última análise, “1% dos recursos”.
CrowdTangle vs. Biblioteca de Conteúdo
O diretor do instituto dá um exemplo prático: “Se você quisesse olhar para o número de seguidores que a página do Facebook da CNN teve ao longo do tempo, isso é algo que você não pode fazer na Biblioteca de Conteúdo da Meta, mas podia fazer no CrowdTangle.”
Ok, mas e daí? Hickey continua: Indicadores como esse são frequentemente muito úteis para entender como a prevalência ou proeminência de algo [ou alguém] nas redes sociais muda ao longo do tempo. E [também serve para] conectar isso a outras coisas, como: eles fizeram uma postagem viral e então de repente o número total de seguidores dobrou?”
Por isso, há quem tenha prestado um minuto de silêncio em homenagem ao CrowdTangle. Que a ferramenta descanse em paz.