quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioViagem & Gastronomia“Mesa do chef”: uma experiência dentro da cozinha do Copacabana Palace

“Mesa do chef”: uma experiência dentro da cozinha do Copacabana Palace

O Copacabana Palace mexe com o imaginário das pessoas. O hotel é dono de uma das piscinas mais fotografadas do país, escolha de inúmeros artistas e cantores de diferentes regiões do mundo quando visitam o Rio de Janeiro, endereço certeiro para um café da manhã de novela e cenário constante de festas disputadíssimas.

Com seus recém-completados 100 anos, o Copa, como é chamado pelos habitués, tem uma missão nada fácil: seguir emblemático na cena carioca e buscar experiências que fujam do comum.

Uma estratégia que adotou para ajudar em tal missão – e que é uma tendência no setor – foi se unir com marcas que tenham conexão com a sua essência. No final do ano seus hóspedes ganharam um spa pop up assinado pela Dior e, recentemente, se uniu com a carioquíssima e descolada Farm para criar peças limitadas inspiradas na história e arquitetura dessa hospedagem clássica fluminense.

Agora, seu Cipriani, restaurante sofisticado de comida italiana comandado por Nello Cassese, que além de ser chef residente da casa é Diretor Culinário das propriedades da Belmond na América do Sul, que ganha uma parceria “estrelada”.

O restaurante que ostenta uma estrela Michelin e figura na lista estendida do 50 Best Restaurants da América Latina, passa a oferecer uma experiência em conjunto com a Maison de champagne Dom Pérignon, que frequentemente está presente nas listas dos melhores champanhes do mundo.

Mesa do Chef, no Cipriani, no hotel Copacabana Palace tem assinatura e menu harmonizado pela Dom Pérignon
Mesa do Chef, no Cipriani, no hotel Copacabana Palace tem assinatura e menu harmonizado pela Dom Pérignon / Lucas Vianna

A união dessas “estrelas” resultou em uma experiência que vai muito além de um jantar harmonizado. É um banquete servido em um espaço especial dentro da cozinha, onde o visitante fica a menos de dois passos da “boqueta” (nome dado ao local onde o chef finaliza e solta os pratos para os garçons levarem às mesas), assistindo o vai e vem de toda a equipe, a energia e a agitação que é uma cozinha dessa categoria.

A chamada “Mesa do chef” tem roupagem especial da marca de champanhe, em que louças e taças exclusivas foram criadas apenas para esse espaço, que tem capacidade máxima de seis pessoas. Ao adentrar a cozinha, a mesa de tampo escuro, a inconfundível logo com o “shield” da Dom Pérignon e um inusitado espelho no teto decoram enquanto contrastam com o restante do ambiente.

Mesa do chef Dom Pérignon fica literalmente dentro da cozinha do Cipriani
Mesa do chef Dom Pérignon fica literalmente dentro da cozinha do Cipriani / Tina Bini

O menu-degustação em 10 etapas foi elaborado com base nos princípios de harmonização da maison e pode ser desfrutada de duas formas: “Experience Plenitude 1” que se inicia com uma taça de Dom Pérignon Vintage 2013 e depois segue com vinhos italianos e brasileiros (R$ 2.950 + 10% taxa de serviço por pessoa) ou a Full Experience Plenitude, que promove um mergulho mais profundo nas plenitudes  vintages de Dom Pérignon, onde são servidas taças de três millésimes da marca, vinhos italianos de alta gama e, para finalizar, a sobremesa que vem escoltada por um Sauternes (R$ 5.950 + 10% taxa de serviço por pessoa).

Os pratos podem sofrer alterações, uma vez que o chef usa o que tem de mais fresco no dia, mas vale um breve descritivo do que foi servido no dia da inauguração do espaço.

Chef Nello
Nello Cassese, chef residente do Cipriani e Diretor Culinário das propriedades da Belmond na América do Sul / Lucas Vianna

A exuberante e deliciosa refeição começa com a “Precisão” e “Intensidade”, harmonizados com Dom Pérignon Vintage 2013. A famosa pizza frita da casa está no menu, mas na “Mesa do chef” chega com bottarga, burrata defumada e basílico; atum curado com especiarias com melancia marinada em negroni, croqueta de vitela e massa recheada com salada de camarões foram alguns dos muitos e delicados snacks.

A segunda entrada fugiu totalmente do menu normal do Cipriani e foi uma grata surpresa para ser degustada com hashi: buri com caju, espuma de salsa verde, purê de manga picante e infusão de maça verde. Ácido e provocante!

Buri com caju Cipriani Copacabana Palace
Buri com caju e emulsão de salsa verde / Tina Bini

Já nas etapas “Tátil” e “Mineralidade”, onde na opção Full Experience Plenitude servem uma belíssima taça de Dom Pérignon P2 2004, um risoto al dente, de comer de colherada, com polvo e cacciatora e o ousado e impecável raviolo recheado de ostra com queijo panna e creme de ervilha com picles de cenoura mostram que a harmonização perfeita existe.

Na última etapa salgada da noite, a “Complexidade”, a opção Full Experience é harmonizada com um Dom Pérignon Rosé Vintage 2009, onde um cordeiro macio, cozido na churrasqueira, chega com purê de amêndoa e outro de abobrinha e hortelã. Completa o prato um croquete feito com paleta de cordeiro e berinjela defumada.

Risoto com polvo e cacciatora servido com Dom Pérignon P2 2004
Risoto com polvo e cacciatora servido com Dom Pérignon P2 2004 / Tina Bini

Quando chega a hora da sobremesa, chamada de “Generosidade”, trocam as taças especiais, e a cada dia um belo vinho de sobremesa harmoniza com as criações do chef.

Torça para ter o doce chamado de “Baunilhas brasileiras” que traz todas as texturas em uma criação com quatro baunilhas brasileiras (da Amazônia, Pompona, do Cerrado e outro tipo de baunilha da Bahia). Cada uma com característica e aroma único.

Depois, o famoso carrinho de gostosuras do Cipriani chega à “Mesa do chef” e, por mais que você já tenha comido muito, – acredite, você terá comido muito! – a vontade é de pegar um de cada.

Reza a lenda que o monge Dom Pierre Pérignon, que dá nome à marca, escrevia em suas cartas quando enviava suas criações: “receba o melhor vinho do mundo, e ao beber este vinho a sensação é de beber estrelas”. Parafraseando: realize o jantar na “Mesa do chef” do Cipriani e tenha a sensação de estar entre as estrelas – que brilham no atendimento, nas comidas e, claro, nas bebidas.

Reservas para o jantar na “Mesa do Chef” pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone +55 (21) 2548 7070.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui