terça-feira, novembro 19, 2024
InícioViagem & GastronomiaMês da Consciência Negra: passeio noturno em SP homenageia líder abolicionista

Mês da Consciência Negra: passeio noturno em SP homenageia líder abolicionista

O Cemitério da Consolação, em São Paulo, oferece um passeio noturno na sexta-feira (22) para homenagear o advogado Luiz Gama e a primeira pessoa a ser sepultada no local, Dona Thereza de Jesus Correia (Dona Thereza), no Mês da Consciência Negra. A visita de duas horas é gratuita e feita mediante inscrição.

“Esta visita nos oferece uma oportunidade única de vivenciar a história de uma maneira sensível e imersiva, destacando as lutas e legados de figuras fundamentais para nossa cultura e sociedade”, diz Thiago Souza, idealizador do projeto “O Que Te Assombra?” e condutor do passeio, em nota enviada ao CNN Viagem & Gastronomia.

“Luiz Gama e Dona Thereza são nomes que representam a resistência e a construção da identidade de São Paulo, e essa homenagem é uma maneira de preservarmos e celebrarmos suas contribuições”, complementa ele.

No trajeto, os participantes também conhecem os jazigos do médico e jornalista Líbero Badaró, além dos túmulos da pintora Tarsila do Amaral e dos poetas Mário e Oswald de Andrade.

Quem foram Luiz Gama e Dona Thereza?

O advogado autodidata Luiz Gama, que está enterrado no Cemitério da Consolação, foi um líder abolicionista, poeta e jornalista. Considerado um herói nacional, ele dedicou a vida à luta pela liberdade dos escravizados.

Após 133 anos de sua morte, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concedeu a Luiz Gama o título de advogado em 2015. O abolicionista tem seu nome gravado em uma sala da Faculdade de Direito da USP e foi homenageado neste ano pela escola de samba Portela no Carnaval do Rio de Janeiro.

Já Dona Thereza foi a primeira pessoa a ser sepultada no cemitério, em 15 de agosto de 1858. A história de sua vida continua sendo um mistério, mas ela passou a representar um marco inicial da trajetória do ponto turístico.

Passeio noturno no Cemitério da Consolação no Mês da Consciência Negra 

  • Quando? Sexta-feira, 22 de novembro, das 19h15 às 21h30;
  • Onde? Cemitério da Consolação — Rua da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP
  • Quanto? Gratuito — Doação voluntária de um quilo de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso. Limite de 130 ingressos.
  • Ponto de encontro: Capela do cemitério.

Rotas literárias no Rio oferecem viagem pela vida de Machado de Assis

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui