A Mercedes-Benz recebeu aprovação para testar carros autônomos classificados de Nível 4 de capacidade de direção autônoma em Pequim, tornando-se a primeira montadora estrangeira autorizada a realizar tais testes na China.
Alguns testes específicos que os carros autônomos da Mercedes realizarão incluirão estacionar, dar ré e virar à esquerda em trânsito intensa, incluindo fazer inversões de marcha, informou a Bloomberg.
A capacidade de direção autônoma de Nível 4 significa um carro que pode operar sozinho, sem supervisão humana, por longos períodos, embora apenas dentro de certas condições.
Serviços de robotáxi, como a Waymo e a Apollo Go da Baidu são classificados no Nível 4.
A Mercedes está desenvolvendo seu sistema de direção autônoma para carros particulares, embora a montadora possa usá-lo para um serviço de robotáxi ou licenciá-lo para outras empresas.
Mercedes já tem sistema autônomo de Nível 3
- O sistema autônomo mais avançado da Mercedes à venda está atualmente classificado no Nível 3.
- Conhecido como Drive Pilot, é um sistema limitado a apenas algumas regiões.
- Um carro de Nível 3 pode operar sozinho sem monitoramento, embora apenas por curtos períodos.
O sistema Drive Pilot ainda é limitado no que pode fazer, já que ele foi projetado para ser usado durante o trânsito em rodovias selecionadas, com um carro na frente e em condições climáticas favoráveis. Ele também funciona apenas em velocidades de até 64 km/h, embora a Mercedes tenha planos de aumentar esse limite.
Sistemas rivais, como o Autopilot da Tesla com Full Self-Driving e o Super Cruise da General Motors, apenas se classificam no Nível 2, que ainda exigem um motorista atrás do volante, monitorando a estrada o tempo todo e pronto para assumir o controle do veículo quando solicitado.
O sistema autônomo da Mercedes depende de várias câmeras e sensores instalados em carros modernos, além de algum hardware adicional específico do sistema.
Isso inclui um sensor LIDAR, câmeras adicionais dianteiras e traseiras, microfones para detectar veículos de emergência e um sensor de umidade na casa do leme dianteiro para detectar as condições da estrada.