A Mercedes-Benz trucks, divisão de pesados da montadora alemã, finalizou, com sucesso, seu primeiro teste de carregamento rápido de mil kW (1 mW) com o recém-definido padrão Megawatt Charging System (MCS), trouxe o InsideEVs.
O novo sistema estava sendo testado no protótipo de caminhão eActros 600, apresentado ao público em 2023, que entra em produção rumo ao mercado europeu ainda este ano.
Sistema de “mega-carregamento” da Mercedes-Benz
- O veículo chegou a receber 1.001,1 kW a 22% do estado de carga (SOC, na sigla em inglês);
- Foram fornecidos pelo carregador 1.242 amperes a 806 volts para chegar ao patamar de quilowatts;
- O Mercedes-Benz e-Actros 600 semi-truck tem bateria 621 kWh e até 500 km de alcance;
- A princípio, o veículo terá entrada de carregamento CCS2 (o mesmo utilizado em EVs convencionais) com capacidade para 400 kW;
- Segundo a Mercedes-Benz, o carregamento MCS de 1 mW será disponibilizado mais à frente;
- A montadora informou que “os clientes podem solicitar uma pré-instalação para isso. A tecnologia MCS deve ser adaptável a esses modelos”.
Apesar de o MCS já ter sido definido como novo padrão, os fabricantes seguem aprimorando sua implementação física para produção em larga escala.
Daqui para frente, o trabalho dos engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks envolve mais testes da interface de comunicação entre o veículo e a estação de carregamento, definida como parte da padronização MCS, e o desenvolvimento contínuo de componentes de protótipos para a maturidade em série.
Mercedes-Benz, em comunicado
Para o teste realizado no e-Actros, a solução de carregamento rápido DC foi fornecida pela Siemens, que também está aprimorando seus produtos para obter cada vez mais pedidos de clientes.
Corrida pelo carregamento ultra-rápido em veículos elétricos
A cada dia que passa, as montadoras de EVs, baterias voltadas para esses veículos e outros, tentam aprimorar a tecnologia utilizada nos modelos elétricos.
Recentemente, o Olhar Digital destacou novo sistema de carregamento ultra-rápido, similar aos de smartphones, que promete carregar 80% do EV em apenas dez minutos. É o caso da Polestar, que obteve o feito com o protótipo Polestar 5. Leia mais sobre o assunto aqui.
Outra tecnologia voltada aos elétricos que trouxemos aqui foi a bateria de íons de sódio sem lítio, que promete ser melhor que as que possuem lítio em vários aspectos e podem equipar estações de carregamento de EV, por exemplo. Conheça mais sobre a tecnologia aqui.
Por fim, publicamos sobre a bateria de estado sólido que está sendo desenvolvida pela Factorial Energy, que tem apoio de três montadoras. Entre elas, a própria Mercedes-Benz. A tecnologia da empresa também foca em estender a vida útil das baterias e diminuir seu tempo de carregamento. Leia mais sobre aqui.