quinta-feira, fevereiro 6, 2025
InícioEconomiaMercado financeiro alerta para recessão técnica no Brasil

Mercado financeiro alerta para recessão técnica no Brasil

O Banco Central do Brasil optou por manter a taxa básica de juros elevada por um período prolongado. Isso tem gerado preocupações sobre a possibilidade de uma recessão técnica no Brasil.

A desaceleração econômica observada nos últimos meses intensifica essas apreensões.

Seis instituições financeiras, entre elas Bradesco, Banco BV, Ativa Investimentos, Monte Bravo, Nova Futura e Tendências, já indicam a probabilidade de uma recessão técnica no segundo semestre de 2025.

O que é recessão técnica?

PIB
A recessão técnica é caracterizada por dois trimestres consecutivos no PIB | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Este fenômeno se caracteriza por dois trimestres consecutivos de queda no Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma dos bens e serviços produzidos no país.

A última recessão técnica enfrentada pelo Brasil ocorreu em 2021, quando o PIB apresentou quedas de 0,4% e 0,1% no terceiro e quarto trimestres, respectivamente.

Em 2020, durante os primeiros meses da pandemia de Covid-19, o país também viveu uma recessão técnica, com retrações de 2,3% e 8,9% nos dois primeiros trimestres.

Enquanto a recessão técnica se concentra na queda do PIB em dois trimestres seguidos, uma recessão plena envolve uma deterioração econômica mais abrangente.

A recessão geral afeta emprego, produção e consumo. Indicadores como dados de emprego e produção industrial são monitorados para identificar essa condição.

Projeções e expectativas para 2025

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, o desempenho econômico do Brasil foi positivo. O instituto diz que o PIB cresceu 0,8% entre janeiro e março, 1,4% entre abril e junho, e 0,9% no terceiro trimestre.

A expectativa para o quarto trimestre e o resultado anual de 2024, a serem divulgados em março, é de um crescimento de cerca de 3,5%.

No entanto, as projeções para 2025 apontam para uma possível retração do PIB entre o segundo e o quarto trimestres, o que pode levar o país novamente a uma recessão técnica.

Esta situação gera incertezas econômicas, com atenção voltada para as políticas que serão adotadas.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui