Escrever uma mensagem e colocá-la dentro de uma garrafa foi uma prática relativamente comum no passado. Arqueólogos localizaram um exemplo disso durante escavações realizadas nas ruínas de uma antiga vila gaulesa na França.
Carta foi escrita por famoso arqueólogo
A mensagem na garrafa teria sido escrita há cerca de 200 anos pelo arqueólogo P.J. Féret, que trabalhou em uma escavação no sítio de Cité de Limes, em 1825. O papel foi encontrado enrolado e amarrado com barbante.
Na carta, Féret relatou fazer parte de diversas sociedades científicas, e disse que continuaria a pesquisa “em todo o vasto complexo arqueológico” do local. A equipe responsável pela descoberta afirmou que “cápsulas do tempo” como essa foram deixadas por diversas pessoas do passado.
A prefeitura da cidade de Eu, que abriga Cité de Limes, confirmou o achado em publicação nas redes sociais. Veja clicando aqui.
Leia mais
Esta pode ser a mensagem mais antiga do mundo encontrada dentro de uma garrafa
- Registros municipais da cidade de Eu apontam que o arqueólogo P.J. Féret de fato escavou o local pela primeira vez há 200 anos.
- Teria sido neste período que ele deixou a mensagem engarrafada.
- Caso a datação do objeto esteja correta, será o mais antigo recado deixado em uma garrafa do mundo.
- Atualmente, o recorde pelo Guinness é de uma garrafa alemã jogada ao mar em 12 de junho de 1886 e encontrada em 21 de janeiro de 2018, na Austrália.