Olhe a escalação do time do Liverpool ultimamente e você começará a se sentir velho muito rapidamente.
Com o clube da Premier League buscando uma histórica quádrupla nessa temporada, entre lesões que assolam o time principal, o técnico Jürgen Klopp recorreu à famosa categoria de base do clube em busca de ajuda. É seguro dizer que este jardim de infância do futebol não o decepcionou.
Assim como fizeram durante a vitória de domingo (25) na final da Copa da Liga Inglesa, os “meninos do Klopp” — como foram apelidados — impressionaram mais uma vez, quando ajudaram o Liverpool a uma vitória por 3 a 0 sobre o Southampton nas oitavas de final da Copa da Inglaterra, na quarta-feira (28).
Os gols foram marcados por dois jovens de 18 anos. No primeiro, o estreante Lewis Koumas limpou a zaga, e depois o local Jayden Danns marcou dois no segundo tempo, enquanto o estádio de Anfield se apaixonava ainda mais por essa nova e emocionante geração de talentos.
Ao marcar, Koumas e Danns também escreveram uma marca histórica no Liverpool — nunca antes dois jogadores com 18 anos ou menos marcaram no mesmo jogo do time principal do clube.
“Eu não poderia estar mais feliz hoje. Hoje é o melhor dia da minha vida”, disse Danns, que torce pelo Liverpool desde que nasceu, após marcar dois gols diante do famoso Kop — a histórica arquibancada do estádio, atrás de um dos gols.
E, enquanto Danns e Koumas movimentavam o placar, Bobby Clark, de 19 anos, deu uma assistência para o último. Houve também atuações impressionantes de James McConnell, 19, Kaide Gordon, 19, e uma estreia memorável de Trey Nyoni.
Aos 16 anos e 243 dias, Nyoni se tornou o jogador mais jovem do Liverpool a disputar a FA Cup e agora é o terceiro mais jovem a jogar pelo time principal masculino.
Embora o sucesso das jovens estrelas mostre a força da base, também é notável que três dos que brilharam na quarta-feira sejam “nepo babies” — os pais de Clark, Danns e Koumas foram ex-jogadores da Premier League.
Danns ingressou na base do Liverpool aos oito anos de idade, progredindo nas categorias e ganhando a reputação de finalizador letal na frente do gol.
Ele demonstrou essas habilidades contra o Southampton, mostrando grande movimentação e compostura para marcar seu primeiro gol pelo clube, com um golpe atrevido no goleiro.
Seu segundo gol pode ter parecido um simples chute, mas o movimento e a consciência demonstrados pelo adolescente apontam para uma compreensão do jogo que vai muito além de sua juventude.
Seu pai, o ex-jogador Neil Danns, estava no Anfield para ver seu filho marcar os dois primeiros gols pelo time principal. Ele também esteve no estádio de Wembley, no domingo, para ver o filho ganhar a medalha de campeão, depois de ter entrado como reserva na final contra o Chelsea.
Neil Danns é o atual assistente técnico do Tranmere, time da terceira divisão inglesa, e diz que toda a família está extremamente orgulhosa do que Jayden conquistou nessa temporada.
“Tendo sido jogador há 22 anos, qualquer coisa que eu veja ou pense que possa ajudá-lo, sempre farei isso”, disse Danns pai ao “The Athletic”, quando questionado sobre quais orientações ele deu ao filho. “Mas eu só quero que ele viva seus sonhos”.
A história de Lewis Koumas é semelhante. O jovem chegou ao Liverpool vindo do Tranmere aos 11 anos de idade, em 2016, e, desde então, causou um grande impacto na formação juvenil.
Seu pai é o ex-jogador da seleção de País de Gales Jason Koumas, que teve uma carreira impressionante e jogou por várias temporadas na Premier League em clubes como Wigan e West Bromwich Albion.
Koumas Jr. estava fazendo sua estreia pelo Liverpool na quarta-feira e parecia mais do que preparado ao mais alto nível.
Seu primeiro tempo foi recompensado aos 44 minutos, depois que um chute foi desviado para a rede, gerando grandes comemorações dentro e fora do campo.
“Um triunfo para os bebês do Liverpool à medida que mais sonhos de adolescentes se tornam realidade, com um gol para Lewis Koumas e dois para Jayden Danns”, brincou o jornalista independente Richard Jolly nas redes sociais.
Koumas pode agradecer a um colega de base pela ajuda em seu gol. Clark, que está no time titular desde 2022, voltou a estar afiado na quarta-feira e parece pronto para uma função mais regular na equipe.
Clark ingressou na formação juvenil do clube vindo do Newcastle em 2021, em meio a muita atenção de outros clubes, e é talvez o destaque da nova safra de jogadores emergentes da academia.
Seu pai foi ídolo do Newcastle e do Fulham, Lee Clark, que embarcou na carreira de técnico após se aposentar como jogador. O trabalho levou Clarck pai a lugares como Sudão e Omã, mas ele sempre recebia atualizações sobre o desenvolvimento de seu filho em seu país.
“Eu recebia ligações de ex-companheiros de equipe ou amigos que trabalhavam no futebol dizendo que o tinham visto e o achavam um jogador muito bom”, disse Lee Clark ao “The Athletic”. “Às vezes, você pensa que eles estão apenas sendo legais, mas quando saí do futebol, pude observá-lo com mais regularidade, percebi que o que as pessoas estavam me dizendo era verdade”.
Desde que deixou de ser técnico, Clark tem conseguido observar seu filho mais de perto e chorou ao ver o Liverpool vencer a Copa da Liga Inglesa no fim de semana.
Embora não seja incomum que os filhos dos jogadores de futebol se tornem profissionais, é certamente raro ter três passando pelo mesmo clube em momentos semelhantes.
E embora não seja ruim receber conselhos individuais de um ex-profissional, o surgimento dos adolescentes também aponta para o trabalho notável que está sendo feito pelas categorias de base do Liverpool, principalmente com o diretor Alex Inglethorpe.
Inglethorpe conversou recentemente com Jamie Carragher, ídolo do Liverpool, sobre as demandas e expectativas estabelecidas para os jovens que estão subindo na hierarquia do clube da Premier League, e está claro que caráter significa tanto quanto talento.
O diretor disse que os jovens jogadores são incentivados a não usar relógios caros e são proibidos de dirigir carros pomposos. É tudo uma questão de manter os egos sob controle, algo incutido no clube pelo técnico do time principal, Klopp.
“[Klopp] está ligado em tudo”, disse Inglethorpe a Carragher, no jornal “The Telegraph”. “Se um garoto aparecesse para treinar no time principal com um relógio de £10 mil, ele veria isso. O mesmo aconteceria com os jogadores mais velhos. Você me diz, o que você acha?”.
Mesmo quando se aproxima do fim do seu ciclo no Liverpool, a influência de Klopp evidentemente ainda está levando o clube a novos níveis.
Ele provavelmente contará com seus jovens durante o resto da temporada, com a equipe ainda competindo em três frentes. Já tendo conquistado um troféu, o Liverpool atualmente lidera a Premier League por um ponto, enfrenta o Manchester United nas quartas de final da Copa da Inglaterra e terá o Sparta Praga nas oitavas de final da Liga Europa.
Aconteça o que acontecer no resto da temporada, parece que o futuro do clube está seguro nas mãos dessa nova geração de estrelas.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original