Depois do aumento de impostos registrado no governo Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tornou-se alvo de críticas nas redes sociais. Nas últimas semanas, internautas criaram paródias de músicas famosas para expressar insatisfação com a gestão petista.
O humorista Paulo Souza, autor de algumas das paródias, adaptou Carla, da banda LS Jack, para “eu te taxei como jamais um outro alguém vai taxar” e Pais e filhos, da Legião Urbana, para “é preciso taxar as pessoas como se não houvesse amanhã”.
Chega pessoal, já TAXAto…
Me ajudem a crescer meu X, ne sigam aí pessoal pic.twitter.com/U23aD6EYBE— Paulo Vitor Souza (@eupaulosouza) July 22, 2024
Taxadd viralizou nas redes sociais
Os memes criticando Haddad foram amplamente compartilhados. Mais de cem sátiras foram criadas, com pelo menos duas sendo exibidas na Times Square, em Nova York. As críticas se intensificaram durante a análise do Projeto de Lei Complementar 68 de 2024, que regulamenta a reforma tributária.
Internautas também mencionaram o fim da isenção para compras internacionais de até US$ 50, que serviu de combustível para as críticas ao ministro.
A seguir, veja memes que marcaram a semana