A Páscoa chegou e, junto dela, a tradicional Degustação de Ovos de Páscoa do CNN Viagem & Gastronomia também já está entre nós.
De pequenas chocolaterias boutique, docerias tradicionais até grandes marcas com unidades espalhadas pelos principais mercados, neste ano foram selecionados e degustados 46 ovos de Páscoa.
Para ajudar na prazerosa tarefa, nossa apresentadora Daniela Filomeno e o time do CNN Viagem & Gastronomia reuniram na redação uma turma de peso – que não dispensa um bom chocolate – para avaliar um a um. Os ovos passaram por uma seleção prévia feita pelo time CNN V&G.
O time de jurados contou com Alê Sotero, chef confeiteiro do Mocotó; Bertrand Leopold François Busquet, Head Chef da Chocolate Academy; Brenda Freitas, chef confeiteira do Maní e Ju Coladela, chef confeiteira do Charco. Além, é claro, dos especialistas e foodies Karla Chaves, Lilian Sá, Maria Eduarda Musa (personal chef) e do Restauranter Dany Simon.
Foram provados ovos de diferentes sabores e recheios, em que os valores partem de R$ 39,99 e podem chegar a R$ 520.
Veja os primeiros colocados na categoria “Artesanais” da degustação:
- Petite Fleur, com o ovo crocante de amêndoas
- Beau Bon, com o ovo de chocolate meio amargo caramelizado e flor de sal
- Casa Santa Luzia e Made by Nina empataram, sendo o do Santa Luzia feito com chocolate meio amargo com laranja confitada e Cointreau e o do Made by Nina com chocolate meio amargo e ganache de café
Entre os exemplares, os jurados experimentaram ovos com laranja confitada, macaron, chocolate Ruby – e, claro, com o queridinho pistache. A categoria dos ovos “Artesanais” escolhida para este ano não abraçava os ovos para comer de colher, eles deviam ter ao menos um dos três itens: ser feito com chocolate meio amargo ou intenso e/ ou ter nuts (castanhas) e/ou ter algum tipo de fruta.
Os jurados especialistas também deram suas notas para os ovos de Páscoa que estão à venda nos principais mercados, shoppings e atacados do país. Entre os ingredientes deste ano, avelã crocante, bicho de pé, amêndoas glaceadas e chocolate branco participaram de degustação.
Os ovos com alta porcentagem de cacau na composição também se destacaram nas duas categorias e fizeram parte de algumas delícias provadas.
Os critérios avaliados incluem o paladar (sabor), textura e equilíbrio analisado por cada jurado convidado.