O restaurante francês Sézanne, em Tóquio, no Japão, foi eleito o melhor restaurante da Ásia neste ano pelo Asia’s 50 Best Restaurants. A lista com os 50 melhores restaurantes do continente em 2024 foi divulgada nesta terça-feira (26) e inclui casas de 19 cidades asiáticas.
O Sézanne fica no sétimo andar do Four Seasons Hotel Tokyo, no bairro de Marunouchi, e é capitaneado pelo chef Daniel Calvert. Ele serve na casa uma gastronomia neofrancesa, em que ingredientes japoneses são incorporados aos pratos clássicos da culinária do país europeu.
O restaurante trabalha com menus degustação que mudam periodicamente de acordo com ingredientes sazonais do Japão. Atualmente há dois menus na casa, que custam entre R$ 915 e R$ 1.665, incluindo taxas e serviço.
Além de uma seleção de garrafas raras de champanhe, espumantes artesanais e safras vintage, a casa também produz um pão especial elaborado com milho de Hokkaido e com um fermento caseiro criado pelo próprio chef, em que é servido com manteiga da região francesa da Bretanha.
O Sézanne estreou no ranking do Asia’s 50 Best em 2022 em 17º lugar. No ano passado, galgou o 2º lugar na lista.
Confira os 10 primeiros colocados entre os 50 melhores restaurantes da Ásia em 2024:
- Sézanne (Tóquio)
- Florilège (Tóquio)
- Gaggan Anand (Bangkok)
- The Chairman (Hong Kong)
- Wing (Hong Kong)
- Nusara (Bangkok)
- Sühring (Bangkok)
- Den (Tóquio)
- La Cime (Osaka)
- Odette (Singapura)
Confira a lista completa do Asia’s 50 Best Restaurants aqui.
A premiação
Singapura lidera o ranking com nove restaurantes entre os 50 melhores. Bangkok, capital da Tailândia, aparece em seguida com oito casas, seguida por Hong Kong com seis e Seul e Xangai com quatro cada um. Além do ranking, outros prêmios especiais foram entregues na cerimônia sediada em Seul, capital da Coreia do Sul.
A chef Mineko Kato, do restaurante Faro, em Tóquio, foi eleita como a Melhor Chef Pâtisserie da Ásia. O título de Melhor Sommelier foi para Kevin Lu, do restaurante Logy, de Taipei. Já o chef Sung Anh, do restaurante Mosu, em Seul, levou o Prêmio de Melhor Chef da noite, o único prêmio paralelo votado pelos próprios colegas de profissão.
O restaurante Nusara recebeu o Prêmio de Hospitalidade e o Haoma foi honrado com o Prêmio de Sustentabilidade. Ambos ficam em Bangkok.
A lista com os melhores restaurantes é compilada a partir dos votos dos membros da Academia do Asia’s 50 Best Restaurants, que possui 318 especialistas, como escritores, críticos gastronômicos, chefs e donos de restaurantes líderes.
Compartilhe: