O brasileiro Filipe Toledo se juntou aos compatriotas nas oitavas de final. No início desta segunda-feira (29), o surfista superou o neozelandês Billy Stairmand, nas águas de Teahupoo, no Taiti, na disputa dos Jogos Olímpicos de Paris.
O Brasil, que tem a maior delegação no surfe, segue vivo na disputa por medalhas. Todos os seis representantes estarão nas oitavas de final, que serão disputadas ainda nesta segunda-feira (29).
A bateria foi tensa. Os surfistas precisaram esperar muito tempo para surgir uma boa onda. Filipinho acertou a primeira manobra, mas o neozelandês respondeu rápido e assumiu a liderança do duelo.
A virada veio na reta final da bateria. O brasileiro conseguiu pegou um tubo grande e recebeu nota 9,67 para reassumir a liderança da disputa. Billy Stairmand ainda tentou mais uma nota, mas não conseguiu vantagem.
Filipinho agora terá pela frente o japonês Reo Inaba. Em caso de vitória, enfrentará o melhor entre Alonso Correa-PER e Jordy Smith-AFS.
Gabriel Medina vai enfrentar também um japonês: Kanoa Igarashi. João Chianca terá pela frente o marroquino Ramzi Boukhiam. Os dois brasileiros se enfrentam em caso de vitória.
No lado feminino, o duelo brasileiro ocorre já nas oitavas de final. Luana Silva encara Tainá Hinckel em uma das baterias.
Tatiana Weston-Webb terá pela frente a norte-americana Caitlin Simmers. Em caso de vitória, passa quem for melhor entre Nadia Erostarbe-ESP e Shino Matsuda-JAP.