sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaMédicos na Terra controlam com sucesso robô cirurgião no espaço

Médicos na Terra controlam com sucesso robô cirurgião no espaço

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, uma espaçonave Cygnus, da Northrop Grumman, deixou a Terra no dia 30 de janeiro, a bordo de um foguete da SpaceX em direção a Estação Espacial Internacional (ISS) com cerca de 3,7 mil quilos de carga útil. Os equipamentos e experimentos enviados chegaram ao laboratório orbital no dia seguinte – e entre eles estava um robô cirurgião.

Para quem tem pressa:

  • Uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional levou um robô cirurgião até a plataforma;
  • O robô chegou ao laboratório orbital em 1º de fevereiro;
  • A instalação do dispositivo foi concluída em uma semana;
  • Em seguida, ele foi usado em um teste, sendo controlado remotamente por médicos na Terra na condução de uma cirurgia fictícia.

No último sábado (10), o robô foi controlado remotamente por um grupo de médicos na Terra para conduzir a primeira cirurgia em órbita, usando tecidos simulados feitos de elásticos para testar as funcionalidades do equipamento. O procedimento foi considerado um sucesso, e agora um teste de controle será realizado em solo.

Desenvolvido pela Virtual Incision (VIC) e pela Universidade de Nebraska, EUA, o dispositivo robótico foi batizado de spaceMIRA (que significa “assistente robótico miniaturizado in vivo”). No futuro, ele poderá ser utilizado em viagens tripuladas de longa duração e locais inóspitos da Terra.

Robô-cirurgião na fase de teste em solo. Crédito: Virtual Incision

Realização do procedimento pelo robô cirgurgião no espaço

Transportado em uma caixa compacta até a ISS, o spaceMIRA foi instalado na quinta-feira (8), pela astronauta da NASA Loral O’Hara. A cirurgia de teste contou com seis cirurgiões que conduziram o robô a partir das instalações da Virtual Incision, em Lincoln, no estado norte-americano de Nebraska.

Por duas horas, os cirurgiões usaram o robô com dois braços e uma câmera para realizar testes padrões, como agarrar, segurar e cortar tecidos. Nas imagens divulgadas pela empresa, é possível ver um dos braços do spaceMIRA com uma pinça segurando uma faixa de tecido e esticando-a, enquanto o outro faz cortes com uma tesoura. Em comunicado, a Virtual Incision disse que o procedimento mudará o futuro da cirurgia.

O cofundador da Virtual Incision, Shane Farritor, tenta controlar o espaçoMIRA. Créditos: Craig Chandler / UNL Comunicação e Marketing

A experiência foi considerada um enorme sucesso por todos os cirurgiões e investigadores, e houve poucos contratempos ou nenhum.

Virtual Incision

Uma das dificuldades do procedimento remoto é o atraso de comunicação de 0,85 segundos entre as instalações da Terra e a ISS. Os cientistas por trás do desenvolvimento do robô farão os mesmos testes com o equipamento aqui na Terra, para usarem de controle.

A NASA, que ajudou a financiar a construção do spaceMIRA, acredita que com a realização de missões espaciais mais longas no futuro, o robô se tornará essencial para cuidados de emergências, que podem ir desde pequenas cirurgias até atividades mais complexas.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui