quinta-feira, novembro 28, 2024
InícioEsporteMédica relata trabalho na Seleção Brasileira aos seis meses de gestação

Médica relata trabalho na Seleção Brasileira aos seis meses de gestação

Nesta sexta-feira (29) Flávia Magalhães, médica e nutricionista, referência em medicina esportiva, lançará o livro “A inSUSTENTÁVEL leveza de ser MULHER no futebol”.

O livro inclui prefácios feitos por personalidades como Mauro Silva, tetracampeão mundial e Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol, Dr. José Luiz Runco, ex-médico da Seleção Brasileira e do Clube de Regatas do Flamengo, e vários outros.

“É uma obra que tem como objetivo dar visibilidade à atuação feminina no esporte. Tive que desbravar um território ‘virgem’, superar o preconceito e precisei passar por algumas lutas para chegar em grandes clubes e na Seleção Brasileira. Hoje, nós mulheres, ainda somos exceção, mas podemos e iremos mudar este cenário”, explica a médica.

Dentre as diversas histórias abordadas, um dos grandes destaques é o período em que Flávia atuou como médica da Seleção Brasileira. Durante o Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-17, na Venezuela, em 2016, ela fez história ao participar de uma competição internacional de futebol com seis meses de gestação, prestando atendimentos às atletas.

“Um fato marcante aconteceu no jogo contra a Colômbia, quando a atleta Nycole Raysla, camisa 9 da nossa seleção, balançou as redes com um gol de pênalti, colocou a bola de futebol por baixo da camisa e fez o gesto manual da letra L, em homenagem ao meu filho, Luis Felipe, que estava nos acompanhando dentro da minha barriga, correndo comigo para atender as demandas e participando da realização do meu sonho. Um momento inesquecível, emocionante e que, certamente, terá seu registro em um quadro na parede da minha casa”, relembra Flávia Magalhães.

Com mais de 20 anos de experiência na área, a médica é reconhecida por ser uma pioneira em um setor majoritariamente masculino. Flávia Magalhães é presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Esporte (SMEXE), trabalhou em clubes de grande porte como Atlético-MG e América-MG, atuou em diversas competições internacionais enquanto acompanhava a Seleção Brasileira Feminina e esteve no controle de doping dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e da Copa América de 2019.

A obra será lançada às 18h de sexta-feira (29), em evento no Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu.

 

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui