Aprender inglês é um objetivo para muitas pessoas, afinal, o idioma pode ajudar no vestibular, em viagens e no mercado de trabalho, por exemplo. Mas pagar por uma escola de idiomas nem sempre é uma possibilidade. Por isso, a CNN selecionou cinco cursos gratuitos para quem deseja tirar essa meta do papel.
O MEC (Ministério da Educação) oferece cursos gratuitos de inglês para as pessoas que desejam aprender o idioma.
A formação tem duração de 30 horas e é voltada, principalmente, para estudantes do ensino médio e superior, mas quem não está estudando também pode acessar os cursos. As inscrições estão abertas até o dia 31 de dezembro e a previsão para a conclusão é 31 de janeiro de 2025.
O Cepel (Centro de Estudos e Pesquisas em Ensino de Línguas) faz parte da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e oferece minicursos de idiomas presenciais todos os segundos semestres. Para participar, os interessados devem preencher um formulário e aguardar o sorteio.
Fique atento ao site do Cepel para conferir quando as inscrições vão abrir novamente.
Apesar de oferecer uma versão premium, o aplicativo Duolingo é uma forma de aprender idiomas gratuitamente. Além disso, a plataforma é gamificada: o estudante aprende enquanto joga.
O Duolingo também oferece um teste de proficiência de inglês que é aceito por instituições de ensino pelo mundo.
Assim como o Duolingo, o Bussu é uma plataforma gamificada para aprender idiomas com versões paga e gratuita. Na parte de inglês, os estudantes passam pelos níveis “beginner”, “elementary”, “intermediate”, “upper intermediate” e “advanced”.
O IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) oferece cursos on-line e gratuitos de idiomas. Para participar, basta fazer um cadastro no portal.
Os cursos de inglês são divididos em números e têm conteúdos diferentes. Por exemplo, o Inglês 13 ensina vocabulário musical, de mídia televisiva e hábitos saudáveis; orações condicionais; e o uso de “would” e “could”. Vale a pena acessar o portal para conferir o conteúdo das formações.