A rede de fast food McDonald’s registrou lucro de US$ 2,02 bilhões (pouco mais de R$ 11 bilhões, na cotação atual) no segundo trimestre de 2024.
O valor representa queda de 12,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o lucro foi de US$ 2,31 bilhões. A informação foi divulgada no balanço da empresa nesta segunda-feira, 29.
O lucro por ação no período de abril a junho, depois de ajustes, ficou em US$ 2,97, abaixo das expectativas do mercado. Analistas da empresa americana de dados financeiros FactSet previam um lucro por ação de US$ 3,07.
A receita do McDonald’s também diminuiu 0,1% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 6,49 bilhões.
Vendas do McDonald’s caem pela 1ª vez desde a pandemia
As vendas em lojas abertas há pelo menos um ano caíram 1% em todo o mundo e em todos os segmentos da rede de fast food durante o segundo trimestre.
Esta foi a primeira queda desde o último trimestre de 2020, quando a pandemia de covid-19 resultou no fechamento de lojas.
Nos Estados Unidos, as vendas nas mesmas lojas caíram 0,7%. Na China, a queda foi de 1,3%.
Houve redução no segmento também na França e no Oriente Médio, onde, de acordo com a imprensa americana, consumidores têm boicotado o McDonald’s devido à percepção de que a companhia apoia Israel no conflito em Gaza.
Apesar disso, a empresa informou que seu faturamento cresceu 1% no segundo trimestre, excluindo os efeitos cambiais.
Em nota, o presidente do McDonald’s, Chris Kempczinski, reconheceu a mudança no comportamento dos consumidores, afirmando que eles estão “mais criteriosos” com seus gastos.