terça-feira, novembro 19, 2024
InícioInternacionalMc Donald's perde direito a marca Big Mac para lanches de frango

Mc Donald’s perde direito a marca Big Mac para lanches de frango

Em uma decisão anunciada na quarta-feira 5, o Tribunal Geral da União Europeia (UE) determinou que o McDonald’s perdeu o direito de usar a marca registrada Big Mac para produtos de frango, mas manteve para os de carne bovina. A decisão resulta de uma disputa prolongada com a rede irlandesa Supermac’s.

A ação teve início em 2019, quando o Escritório de Propriedade Intelectual da UE revogou o registro da marca Big Mac do McDonald’s, alegando falta de uso genuíno nos cinco anos anteriores a 2017. O Supermac’s acusou a gigante do fast-food de impedir a expansão da marca irlandesa na Europa.

O tribunal de Luxemburgo concluiu que o McDonald’s não conseguiu demonstrar uso genuíno da marca citada. No entanto, a proteção foi mantida para a versão com carne bovina do famoso sanduíche.

Possibilidade de recurso sobre o Big Mac

Direito da marca foi mantido para os lanches de carne bovina | Foto: Divulgação/Mc Donald's
Direito da marca foi mantido para os lanches de carne bovina | Foto: Divulgação/Mc Donald’s

A marca Big Mac havia sido registrada pela empresa em 1996. Para o diretor administrativo do Supermac’s, Pat McDonagh, a decisão representa uma vitória significativa para pequenas empresas em todo o mundo.

A decisão do Tribunal Geral da UE ainda pode ser contestada pelo Mc Donald’s no Tribunal de Justiça da União Europeia, o mais alto tribunal da UE.

Esta não é a única disputa de marca registrada de destaque na Europa este ano. Em abril, o tribunal decidiu que o nome do falecido traficante colombiano Pablo Escobar não poderia ser registrado como marca registrada no bloco europeu.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui