Uma massa de ar frio polar chega ao sul do Brasil nesta quinta-feira, 27. A condição climática traz geadas para diversas áreas dos três Estados da região. De acordo com a Climatempo, o Rio Grande do Sul pode sofrer o maior impacto pela frente fria.
A partir de hoje, as temperaturas nas serras gaúcha e catarinense podem cair para abaixo de 0°C. Em outras regiões com previsão de geada, as mínimas devem variar entre 0°C e 5°C ao amanhecer.
Frio intenso persiste até 2 de julho
O frio intenso deverá persistir até 2 de julho. Durante esse período, São Paulo e Rio de Janeiro também serão atingidos pela massa de ar frio, com possíveis recordes de temperatura entre o próximo domingo, 30, e a próxima segunda-feira, 1º.
Mato Grosso do Sul e Mato Grosso também podem sofrer quedas significativas nas temperaturas.
Frente fria interrompe ciclo de dias quentes
A nova massa de ar frio interrompe um ciclo de dias quentes, que começou em maio. Em São Paulo, a máxima de 28,8°C, registrada em 16 de julho, igualou um recorde histórico de 8 de junho de 1992, maior temperatura em um dia de junho na capital.
Já para o 25 de junho, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 37,8°C em Cuiabá, uma das dez maiores temperaturas de 2024 até agora. Esse valor provavelmente é o maior já registrado em junho na capital de Mato Grosso desde o início das medições, em 1911.
Massa de ar polar leva frio intenso ao Sudeste e Centro-Oeste
A frente fria também alcançou o Sudeste, o que aumentou a nebulosidade em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Apesar de a massa de ar frio ser empurrada para o oceano, novas instabilidades formadas no interior do continente manterão as temperaturas baixas até o fim de junho.