O decorrer desta terça-feira, 12, pode registrar próximo à Região Sul um ciclone extratropical em formação sobre o Oceano Atlântico. Será um sistema com baixa pressão central de força considerável. Contudo, diferentemente do que muitos canais de comunicação divulgaram, não se trata de um ciclone-bomba.
Os ciclones-bomba recebem esta nomenclatura quando se observa uma queda de pressão atmosférica substancial em 24 horas. No caso do sistema que irá se formar, a previsão é que esta queda seja menor. Assim, descarta-se a ideia de um fenômeno mais rigoroso.
Região Sul: chuvas atingem Curitiba
Além disso, o ciclone não terá impacto direto sobre o Sul do Brasil. A baixa pressão irá se formar bem distante, no oceano. Dessa forma, não irá atuar com ventos fortes, nem ondas altas, nos Estados do Sul. De qualquer modo, o ciclone vai impulsionar uma frente fria que, apesar da pouca intensidade, deve trazer temperaturas mais amenas para todo o centro-sul do país.
O avanço da frente trará chuvas de fraca a moderada intensidade entre o centro-norte do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, entre a madrugada e a manhã de terça-feira. Pancadas mais fortes podem ocorrer de forma pontual entre o litoral de Santa Catarina e Paraná, neste período. Das três capitais do Sul, Curitiba é a que tem a maior chance de chuva mais forte, no início da manhã.
Região Centro-Oeste terá ‘mínima invertida’
O ar frio começa a atuar no Centro-Oeste no fim da tarde desta terça-feira. Em Campo Grande, ocorrerá neste dia o registro da “mínima invertida”, ou seja, as menores temperaturas do dia não se dão pela manhã (a previsão é de 24°C), mas entre o fim da tarde e à noite (22°C).
Na capital do Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas resistirão à frente, pois o sol deve voltar a predominar entre quarta e quinta, levando os termômetros a em torno dos 30°C.
Ao contrário da região Sul, onde chuvas fortes podem ser apenas pontuais e não há um cenário de temporais generalizados, a frente deve causar muita instabilidade ao passar pelo Mato Grosso do Sul.
Entre o início da tarde e o final da noite de terça, todo o centro-norte do Estado (incluindo Campo Grande) pode ter temporais com fortes ventos e alta densidade de raios. Essas instabilidades frontais também atuam sobre grande parte do Mato Grosso. A tarde de terça em Cuiabá pode ser com temporais.
Em Cuiabá, Goiânia e Brasília a massa de ar frio não vai atuar com força. Nessas cidades, as temperaturas máximas ficam em torno dos 28 a 30°C ao longo de toda a semana. O destaque, assim como para grande parte dos estados, é a chuva, que deve persistir até sábado ou domingo.
As previsões mais atualizadas indicam que a frente fria, já no oceano, deve dar suporte à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul. Isso vai manter o tempo nublado e chuvoso nessas cidades.