Com o fim do bloqueio atmosférico e a movimentação das frentes frias do Sul para o Sudeste, houve uma troca significativa do ar quente pelo ar frio. No último fim de semana, choveu em várias regiões do Estado de São Paulo, e o ar frio de origem polar avançou, diminuindo o calor intenso.
De acordo com o site Climatempo, chuvas diminuem no Estado ao longo desta semana, mas uma nova massa de ar frio manterá as temperaturas baixas. A semana começa com mais umidade e risco de chuva forte no oeste, centro-leste e sul de São Paulo.
Na capital paulista, a temperatura mínima prevista é de 12°C, e a máxima não deve ultrapassar 20°C. No interior, o risco de temporais aumenta em Campinas, São Carlos e Pirassununga no início da semana, com temperaturas que continuam baixas. A chegada de uma segunda frente fria nesta terça-feira, 28, trará ar frio durante a noite em todas as regiões paulistas.
Leia também:
Na cidade de São Paulo, a terça-feira pode começar com garoa, mas o tempo ficará firme à tarde e à noite, com queda de temperatura. Ainda pode chover na região do Vale do Paraíba, no litoral norte, na Serra da Mantiqueira e em cidades como Franca, Mococa, Ribeirão e São Simão, mas de forma mais pontual.
A partir da quarta-feira 29, véspera de feriado, as noites e as madrugadas serão bem frias, com mínimas em torno de 10°C em várias cidades do Estado. Entre a quarta-feira e a quinta-feira 30, feriado de Corpus Christi, a chuva diminui na maior parte de São Paulo. Mas, mesmo com sol, a sensação de frio persiste.
O tempo firme e ensolarado retorna no interior, com umidade baixa, mas sem o calor intenso dos últimos dias. As temperaturas máximas estarão mais dentro do esperado para o período, com noites e madrugadas frias.
No litoral, a entrada de umidade continua até o fim da semana, com muitas nuvens e períodos de garoa ou chuva fraca, especialmente na Baixada Santista e litoral norte. As temperaturas também permanecem baixas, com sensação de frio.