sexta-feira, maio 16, 2025
InícioGeralmáscara usada por advogado em furto custa 1,7 mil

máscara usada por advogado em furto custa 1,7 mil

A máscara usada por um advogado para invadir um apart-hotel de luxo em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, custou cerca de R$ 2 mil. O próprio suspeito, o criminalista Luís Maurício Martins Galda, afirmou à polícia que comprou o item no eBay, uma plataforma internacional. O acessório o deixou careca e irreconhecível.

O crime ocorreu em 7 de fevereiro. Galda entrou no prédio usando terno, luvas, óculos escuros e a máscara. As câmeras de segurança registraram sua movimentação por áreas restritas, com um celular no ouvido durante quase toda a ação.

O advogado arrombou a porta de um apartamento e furtou oito relógios avaliados em R$ 80 mil. A operação durou cerca de 18 minutos. Depois do furto, ele afirmou que “passou a se desfazer de todos os vestígios digitais do cometimento do crime”.

O autor do crime, Luís Maurício Martins Galda, com e sem a máscara
O autor do crime, Luís Maurício Martins Galda, com e sem a máscara | Foto: Divulgação/ Polícia Civil do Rio de Janeiro

O suspeito apagou a conta no eBay e os e-mails relacionados à compra. Também declarou que picotou a máscara e jogou os pedaços no lixo orgânico do prédio.

Suspeito aponta ex-candidato a vice-prefeito de Niterói como mentor

Durante o cumprimento de um mandado de busca, na semana passada, Galda indicou Alexandre Ceotto André como autor intelectual do furto. Ceotto foi candidato a vice-prefeito de Niterói em 2020, na chapa de Deuler da Rocha (PSL).

O susposto mandante trabalhou no governo estadual como subsecretário de Relacionamento Institucional da gestão Wilson Witzel, de janeiro a julho de 2019, e como diretor do Instituto Rio Metrópole, de junho de 2022 a novembro de 2023.

A polícia cumpriu mandado de busca na casa de Ceotto na manhã dea terça-feira 13. A Justiça expediu mandado de prisão, mas, até as 16h30, ele não havia sido localizado. As investigações revelam que Ceotto forneceu a planta do imóvel e detalhes da rotina do morador.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui