domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaMarta é exonerada de cargo na prefeitura de SP após reunião com...

Marta é exonerada de cargo na prefeitura de SP após reunião com Nunes

A exoneração de Marta Suplicy foi publicada na edição do Diário Oficial da Prefeitura de São Paulo desta quarta-feira (10). Ela exercia o cargo de secretária de Relações Internacionais na gestão de Ricardo Nunes (MDB) e deixou a função após aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Guilherme Boulos, do qual é cotada para ser candidata a vice-prefeita nas eleições municipais deste ano.

Maria Auxiliadora Figueiredo foi designada para ocupar a pasta previamente chefiada por Marta.

Na segunda-feira (8), a agora ex-secretária participou de uma audiência com Lula no Palácio no Planalto em que sinalizou aceitar o convite para retornar ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2020, ela chegou a apoiar a reeleição de Bruno Covas (PSDB) contra Boulos.

Segundo apurou a CNN, a ex-prefeita era vista por Ricardo Nunes como uma aliada e chegou a ser cotada para ser candidata a vice do emedebista com o aval de Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), mas o movimento não avançou.

O sinal para Marta avançar nas tratativas com o PT foi a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de apoiar Nunes e indicar o seu vice.

Marta voltou a dialogar com a cúpula do PT por meio do advogado Marco Aurélio Carvalho, que a reaproximou do deputado federal Rui Falcão (PT-SP), que mediou a audiência em Brasília.

Durante encontro com o prefeito da capital paulista na terça-feira (9), Marta entregou uma carta de exoneração, na qual diz que o cenário político paulistano “prenuncia uma nova conjuntura”.

“Diferente daquela em que, em janeiro de 2021, tive a honra de ser convidada por Bruno Covas para a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, encaminho, nesta data, de comum acordo, meu pedido de demissão deste cargo”, diz a carta.

Leia a íntegra da carta de Marta Suplicy a Ricardo Nunes

Reprodução

*Com informações de Adriana de Luca, Gustavo Uribe, Julliana Lopes, Pedro Venceslau

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui