Em meio à recuperação da saúde, o presidente Lula da Silva começou a preparar o seu pronunciamento de Natal. O discurso terá transmissão em cadeia nacional de rádio e televisão na noite do dia 24 de dezembro, uma terça-feira.
O conteúdo que estará no telepromter está sendo construído a quatro mãos. Além da participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, o texto terá a influência do publicitário Sidônio Palmeira.
Marqueteiro deve assumir Secom
Na lista de provável sucessor de Pimenta no comando da Secom em 2025, Sidônio passou a semana toda em Brasília, onde se encontrou com ministros e auxiliares do presidente da República.
A expectativa, segundo o site Metrópoles, é de que Lula grave o pronunciamento até o fim de semana. Desse modo, haveria tempo suficiente para editar o material e enviá-lo para transmissão.
O plano é um discurso centrado em um balanço sobre o segundo ano de mandato, além do tradicional feliz Natal à população. Em 2023, primeiro ano de seu terceiro mandato, o presidente usou o pronunciamento de Natal para destacar a manifestação do 8 de Janeiro.
A fala de Lula deve apresentar um tom mais agressivo do ponto de vista das realizações do seu governo. O presidente tem sido insistente nas críticas quanto à falta de habilidade da Secom em principalmente “vender” a imagem da gestão petista.
Lula segue insatisfeito com propaganda
Em recente evento do Partido dos Trabalhadores, em Brasília, Lula foi categórico ao afirmar que o governo vinha cometendo erros na forma de se comunicar com a população. Naquele momento, ficou claro, sobretudo, o descontentamento e, assim, a intenção do presidente substituir Pimenta.
Ao mesmo tempo em que o atual ministro admitia sua possível saída, a frequência das visitas de Sidônio a Brasília aumentavam. O marqueteiro, inclusive, foi quem escreveu o discurso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por ocasião do anúncio do pacote de ajuste fiscal.