O comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, participou da cerimônia de posse do almirante de esquadra Alexandre Rabello de Faria, nesta sexta-feira, 5, no cargo de diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Força (DGDNTM). A cerimônia ocorreu na cidade de São Paulo.
Faria substituiu Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, que esteve à frente do cargo desde 15 de dezembro de 2021, sob Jair Bolsonaro.
De acordo com a Força, o DGDNTM planeja, orienta, coordena e controla as atividades nucleares, científicas, tecnológicas e de inovação.
Conforme a Marinha, esse departamento atua como órgão central executivo do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, a fim de contribuir para: o preparo das Marinhas do Amanhã e do Futuro; a aplicação do Poder Naval, em atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação; o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, e o Programa Nuclear da Marinha.
Novo diretor de departamento na Marinha
Durante a cerimônia, Faria se manifestou. “Os desafios científicos, tecnológicos e industriais continuarão”, prometeu. “Cabendo à Marinha, por intermédio da DGDNTM, a tarefa de robustecer o ecossistema científico e de apoio à pesquisa e consolidar as cadeias industriais e de suprimentos correlatas.”