sexta-feira, fevereiro 21, 2025
InícioGeralMarinha resgata tripulante ucraniano com suspeita de infarto

Marinha resgata tripulante ucraniano com suspeita de infarto

Neste domingo, 16, a Marinha do Brasil resgatou um tripulante ucraniano de 35 anos que apresentava sintomas de infarto em um navio mercante. A operação envolveu um helicóptero, que levou o homem ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Ele, que não teve o nome revelado, foi transportado de ambulância ao Hospital São Lucas.

Conforme nota divulgada pela Marinha, o navio “Tr Lady” estava a 136 quilômetros da costa brasileira, sob jurisdição de São Paulo. O diagnóstico do tripulante foi realizado por meio do sistema de telemedicina do Salvamar Sudeste, que detectou a necessidade de evacuação médica.

O navio foi orientado a seguir para a costa do Rio de Janeiro, facilitando o resgate, que ocorreu por volta das 5h45.

Detalhes do resgate realizado pela Marinha

O Comandante da aeronave, capitão de corveta (fuzileiro naval) Jonathas Tomaz Reina, relatou a operação. “Resgatamos o paciente içando-o até a aeronave com o nosso tripulante de resgate, já que o navio não oferecia condições de pouso.”

Depois do resgate, o médico presente na aeronave realizou uma avaliação inicial do paciente, constatando que ele estava consciente e em condição estável.

O tripulante foi içado com segurança pela equipe de busca e salvamento da Marinha | Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
O tripulante foi içado com segurança pela equipe de busca e salvamento da Marinha | Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Com o tripulante seguro a bordo, a aeronave dirigiu-se ao Aeroporto Santos Dumont. Lá, o paciente foi transferido para uma ambulância e levado ao Hospital São Lucas, em Copacabana, na zona sul carioca, onde recebeu cuidados médicos especializados.

“É uma satisfação profissional e pessoal muito grande atuar numa missão como esta e contribuir diretamente na nobreza da salvaguarda da vida humana, corroborando com os valores de abnegação, prontidão e profissionalismo dos nossos militares”, disse o comandante.

Em nota, a Marinha destacou que monitora continuamente as embarcações nas regiões Sul e Sudeste a partir do Comando do oitavo Distrito Naval, localizado em São Paulo. O telefone 185 está disponível para emergências navais.

Em 2024, foram registradas 45 ocorrências, com o resgate de 47 náufragos com vida.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui