Na próxima segunda-feira, dia 27, a Marinha do Brasil e a Marinha dos EUA realizarão uma operação conjunta para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O navio norte-americano USNS John Lenthall partirá do Rio de Janeiro carregado de donativos e se encontrará com o Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM Atlântico) na costa do Rio Grande do Sul. A transferência da carga será feita em alto-mar, com o uso de helicópteros de ambos os países.
Aeronaves brasileiras e norte-americanas vão transportar as doações do USNS John Lenthall para o NAM Atlântico. Depois da transferência completa, o navio brasileiro seguirá para o Porto de Rio Grande, onde os materiais serão desembarcados.
Impacto das enchentes
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as enchentes, os deslizamentos e as chuvas extremas afetaram diretamente mais de 2,3 milhões de pessoas em 469 dos 497 municípios do Estado.
Atualmente, 581,6 mil pessoas estão desalojadas e temporariamente abrigadas em casas de terceiros, enquanto outras 65,7 mil estão em abrigos. Até o momento, foram confirmadas 163 mortes em todo o território gaúcho e há 64 pessoas desaparecidas.
A Marinha brasileira já enviou aproximadamente 400 toneladas de donativos e 130 mil litros de água potável para o Estado, além de equipamentos diversos.
A Força também disponibilizou 11 helicópteros, 50 embarcações e 70 viaturas e montou um hospital de campanha em Guaíba.
Além disso, uma “ambulancha” tem sido usada para transportar pacientes que necessitam de cuidados médicos.