A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou, nesta terça-feira, 15, que não vai comparecer a uma audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, prevista para ocorrer amanhã.
Marina alegou ter um compromisso, às 9h30, no Palácio do Planalto, com o presidente Lula. O objetivo dos parlamentares em ouvi-la diz respeito às queimadas no país. Os congressistas queriam explicações sobre estratégias do governo e meios de evitar que o mesmo possa a ocorrer também no futuro.
Deputados da oposição criticaram a ausência de Marina. “É lamentável que a ministra, mais uma vez, tenha demonstrado falta de compromisso com o Brasil”, disse a deputada Silvia Waiãpi (PL-AP). “Os incêndios estão destruindo nosso território, e quem mais sofre são os produtores rurais. Marina Silva prefere fugir do debate do que encarar a realidade e buscar soluções que conciliem proteção ambiental e desenvolvimento econômico.”
“Marina Silva não só está falhando em sua condução à frente do Meio Ambiente, mas também desrespeita os parlamentares e o setor produtivo ao cancelar sua presença na Comissão”, declarou o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), um dos autores do requerimento. “Enquanto isso, o agro continua pagando a conta dos incêndios e da falta de ação do governo.”