segunda-feira, janeiro 20, 2025
InícioDestaqueMaría Elvira Salazar assume comitê-chave na Câmara dos EUA

María Elvira Salazar assume comitê-chave na Câmara dos EUA

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar vai chefiar o subcomitê de assuntos ocidentais na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Em maio do ano passado, a parlamentar chamou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “operador totalitário”.

daniel silveira
O ministro Alexandre de Moraes, durante uma sessão plenária no STF – 4/12/2024 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

Na ocasião, a deputada participava de uma audiência da Câmara dos Representantes sobre a liberdade de expressão no Brasil.

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, María Elvira falou sobre qual deverá ser a postura de Trump com relação aos regimes autoritários da América Latina.

“Os regimes opressores ao redor do mundo saberão que há um novo xerife na cidade”, disse a deputada. “Não haverá mais tolerância para seus aparatos repressivos, e estou confiante de que a administração Trump tomará as medidas necessárias para mantê-los na linha.”

Além disso, María Elvira se destacou ao promover uma iniciativa no Congresso norte-americano para impedir a entrada nos EUA de autoridades estrangeiras envolvidas em atos de censura.

O subcomitê chefiado por María Elvira Salazar

O subcomitê do Hemisfério Ocidental supervisiona a política externa dos EUA na América Latina, Caribe e Canadá. O órgão aborda relações diplomáticas, imigração, sanções, parcerias econômicas e segurança internacional. 

Com a administração Trump, essas áreas ganharão atenção especial, especialmente no combate a regimes socialistas. O subcomitê também vai gerenciar crise migratória e contenção das influências chinesa, russa e iraniana na região.

Moraes negou pedido de Bolsonaro para ir à posse de Trump

No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve seu pedido de liberação do passaporte negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. 

Bolsonaro, sem o documento desde fevereiro de 2024, em razão das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, não poderá comparecer à posse de Trump. A Procuradoria-Geral da República alegou “risco de fuga”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tampouco participará da cerimônia. O petista será representado pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui