sexta-feira, janeiro 10, 2025
InícioDestaqueMaría Corina lidera protestos na Venezuela cercada por multidão

María Corina lidera protestos na Venezuela cercada por multidão

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, reuniu uma multidão de apoiadores no país nesta quinta-feira, 9. Escondida há cinco meses, ela publicou um vídeo da manifestação contra o regime do ditador Nicolás Maduro nas redes sociais.

“Nós dissemos, hoje nos encontraríamos em todas as ruas da Venezuela e do mundo”, escreveu ela na publicação. “Eu estou aqui, contigo e até o final.” María Corina também discursou no protesto.

A oposição havia convocado previamente os protestos contra a ditadura chavista. Em resposta, o governo coordenou manifestações pró-Maduro e intensificou a repressão. Pelo menos dez críticos foram presos nos últimos dias.

María Corina é acusada de uma série de crimes pelo Ministério Público venezuelano. Em agosto, em um artigo no jornal norte-americano The Wall Street Journal, ela afirmou estar escondida por temer pela própria vida.

Na última terça-feira, 7, María Corina publicou no Twitter/X que a casa de sua mãe, de 84 anos, havia sido cercada pelas forças policiais de Maduro.

González também promete retornar à Venezuela

Aos 75 anos, Edmundo González prometeu retornar a Caracas na próxima sexta-feira, 10, dia da posse presidencial. Ele deixou o país em setembro, para se asilar na Espanha, e visitou uma série de chefes de Estado da América Latina recentemente.

González reivindica a vitória nas eleições de 28 de julho. Ele se tornou o candidato da oposição depois que a ditadura chavista impediu a candidatura de María Corina. Países como Argentina e Uruguai reconhecem o opositor como presidente eleito da Venezuela.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou Maduro como vencedor. No entanto, as atas eleitorais oficiais do pleito jamais foram divulgadas.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui