As imagens que a assessoria do influenciador Pablo Marçal divulgou nesta terça-feira, 21, não são recentes. Conforme checagens realizadas por alguns veículos de comunicação, o encontro entre o brasileiro e o presidente norte-americano, Donald Trump, ocorreu provavelmente em 4 de janeiro.
Segundo o site IstoÉ, o conteúdo é de semanas antes da posse de Trump. A assessoria do influenciador veiculou uma filmagem em seus perfis nas redes sociais nesta terça-feira, um dia depois da cerimônia em Washington. O conteúdo sugere que a gravação teria ocorrido pouco antes de Trump voltar à Casa Branca. À reportagem da Oeste, a assessoria afirmou que a captação ocorreu em meio à cerimônia.
Assessoria de Marçal omite data da gravação
No vídeo, Marçal aparece junto a Trump e, em inglês, pede para o presidente norte-americano “salvar o Brasil e a América”. A Oeste entrou em contato com a assessoria de Marçal para confirmar a versão inicial sobre a data de gravação, mas não houve retorno.
O político do PRTB afirma, na publicação, que esteve com o presidente americano em três ocasiões. Nos comentários da postagem, se referiu ao encontro como o “acesso mais difícil de toda” a sua vida, afirmando que o “serviço secreto não deixa chegar perto de Trump” e que foi “quase impossível gravar esse vídeo”.
Embora a veiculação da imagem sugira que o encontro tenha ocorrido na posse, a análise de fotos aponta para outra data. Segundo o site Metrópoles, a arquitetura do ambiente onde o vídeo foi feito mostra detalhes muito semelhantes ao resort Mar-a-Lago, que pertence a Trump e sediou um evento republicano no dia 4 de janeiro.
Na ocasião, o presidente dos EUA promoveu a sessão de estreia do documentário “Eastman Dilemma” e usava um terno azul – assim como na filmagem de Pablo Marçal. Nos eventos do dia da posse, Trump vestiu dois figurinos diferentes dos que aparecem nos conteúdos postados por Marçal.