As estudantes da rede estadual de ensino, Letycia Nayara Sousa da Silva, Clarice Maria de Araujo Sousa e Dayane Leão do Nascimento, da Unidade Escolar Gervásio Costa, em Barras-PI, participaram da cerimônia de premiação da Maratona Tech, realizada nesta quarta-feira (27), em Curitiba, Paraná.
As estudantes fazem parte do seleto grupo de 35 medalhistas de ouro de todo o país que conquistaram o direito de estar na cerimônia de premiação e numa imersão de atividades na cidade de Curitiba. Ao todo, os estudantes da rede pública estadual conquistaram 3 ouros, 10 pratas e 17 bronzes na competição.
A Maratona Tech tem como objetivo aproximar estudantes da educação básica das oportunidades e possibilidades no campo da tecnologia.
Com um projeto inovador em energia eólica, Letycia, Clarice, Dayane e a professora Solange Coelho desenvolveram uma plataforma que permite gerar energia por meio de turbinas eólicas que usam o vento para produzir eletricidade.
Clarice Sousa, da 1ª série do Ensino Médio, celebra a oportunidade de vivenciar atividades no evento. “Participar da Maratona Tech é uma oportunidade incrível. Quando a escola incentiva nossa participação em eventos como a Maratona Tech, ela está mostrando que acredita em nós, em nosso potencial e no nosso futuro”, afirmou a jovem.
A colega de equipe Dayane Leão não esconde a ansiedade para participar das atividades. “A Maratona Tech nos proporciona uma experiência incrível para ampliar nossos conhecimentos em diversas áreas. Agradeço o apoio da escola em todas as etapas para alcançar este momento”, celebrou Dayane.
“Fiquei contente por essa oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos tecnológicos com outros alunos de todo o Brasil que possuem o mesmo interesse pela tecnologia como eu”, complementou a aluna da 3ª série, Letycia Nayara.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o apoio aos estudantes para participarem de competições de tecnologia. “Os resultados dos estudantes da nossa rede pública com excelente desempenho mostram a importância de investir cada vez mais no fortalecimento do ensino tecnológico nas escolas da Seduc para que eles alcancem o sucesso profissional nesta área”, afirmou Bandeira.
As finalistas da Maratona Tech participaram de atividades na quarta (27) e quinta-feira (28), que combinaram atividades culturais, científicas e práticas. Além da cerimônia de premiação na Fiep, as visitas incluíram o roteiro no Museu Oscar Niemeyer, um ícone cultural e arquitetônico de Curitiba e visita ao Parque da Ciência Newton Freire Maia. A programação inclui uma oficina de Robótica para os finalistas desenvolverem habilidades técnicas e criativas.
Maratona Tech
A Maratona Tech é uma competição online que tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela tecnologia e reúne estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na competição eles são divididos em três grupos: nível 1 (6º e 7º ano), nível 2 (8º e 9º ano) e nível 3 (ensino médio e EJA).
A competição ocorre em duas fases: na primeira, os professores participam de uma formação exclusiva e recebem um desafio para aplicar em sala de aula, abordando carreiras e usos práticos da tecnologia na comunidade. Os estudantes que obtiverem as melhores pontuações serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.