As pessoas que estão se preparando para os vestibulares deste ano podem usar diferentes técnicas de estudos para ajudar a memorizar os conteúdos. Um dos métodos mais famosos entre estudantes e professores são os mapas mentais.
A técnica criada pelo escritor inglês Tony Buzon inclui textos, desenhos e cores diferentes para estimular a memória visual. Funciona assim: o aluno escreve o conceito a ser estudado no centro de uma folha e, em seguida, desenha ramos saindo do centro para conectar a informações sobre aquele assunto (veja o passo a passo abaixo).
Esse processo pode ser feito tanto de forma manual quanto digital, já que existem aplicativos que ajudam a fazer os diagramas, como o Canva. Até mesmo Tony Buzon desenvolveu um software para criar mapas mentais, o iMindmap.
Os mapas mentais ajudam na memorização do conteúdo, na compreensão e solução de problemas, organiza o pensamento, além de sistematizar os dados e informações. Eles podem ser usados principalmente para revisões.
- Escolha o tema e coloque no centro de uma folha de papel;
- Crie ramificações para ligar outras informações ao tópico central;
- Dê preferência por usar palavras-chave na ponta das ramificações, ao invés de textos longos;
- Personalize seu mapa mental com desenhos e cores que te ajudem a memorizar as particularidades do conceito.
@benedetti.aprenda.mais Qual é a função de um MAPA MENTAL para quem estuda? #mapamental #mapasmentais #caderno #resumo #anotacao #educacao
@newjudge Como fazer mapa mental #estudante #aprendanotiktok #dicasparaestudantes #produtividade #organização • #AgoraVocêSabe