quinta-feira, janeiro 16, 2025
InícioGeralManuscrito do PCC revela plano para matar policiais

Manuscrito do PCC revela plano para matar policiais

Manuscritos do Primeiro Comando da Capital (PCC) apreendidos na Penitenciária de Presidente Venceslau, em São Paulo, revelaram plano chamado “resposta de sangue”. O material detalha ataques a policiais, manifestações manipuladas e ações para desestabilizar o sistema prisional. As informações são do site Metrópoles.

O documento foi encontrado em 1º de novembro de 2023, durante vistoria no pavilhão A, raio 1. Agentes flagraram o detento Luis Alberto dos Santos Aguiar Junior, preso no local, tentando destruir as evidências ao engolir parte dos papéis. Ele é membro da facção criminosa.

A polícia conseguiu recuperar parte dos manuscritos. Na análise, os agentes identificaram expressões como “sintonia dos gravatas” e “apoio resumo da externa”. Esses termos indicam uma coordenação entre líderes da facção dentro e fora dos presídios.

De acordo com as investigações, o PCC planejava executar três alvos específicos, descritos como “tiranos”. O objetivo era demonstrar a força do grupo e retaliar ações consideradas “opressivas” no sistema prisional.

Plano detalhado no manuscrito do PCC envolvia ONGs

Entre as ações, estava a organização de protestos liderados por familiares e organizações não governamentais (ONGs) em locais estratégicos, como o Fórum João Mendes, comunidades periféricas como Paraisópolis e em áreas de grande visibilidade para a imprensa. As manifestações exibiriam faixas contra o sistema penitenciário.

As investigações apontaram que o PCC utilizou a ONG Pacto Social & Carcerário para esse fim. A organização está entre os alvos da Operação Scream Fake, deflagrada na terça-feira 14 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e pela Polícia Civil de São Paulo.


Os órgãos cumpriram mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo e Paraná. Doze pessoas foram presas, incluindo a presidente e o vice-presidente da ONG e três advogados associados ao PCC.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui