Uma TikToker cujo vídeo mostrando onde encontrar a casa real apresentada no filme de sucesso “Saltburn” disse que “não tinha ideia” de que sua filmagem se tornaria viral.
Rhian Wiliams, consultora de relações públicas e marketing de 47 anos no Reino Unido, disse à CNN que o algoritmo do TikTok “adicionou combustível de foguete” às suas postagens sobre Drayton House, a casa senhorial que fornece o cenário palaciano para grande parte do filme escrito e dirigido pela vencedora do Oscar Emerald Fennell.
Neste fim de semana, o proprietário do antigo edifício em Northamptonshire, centro da Inglaterra, deu uma entrevista ao tabloide britânico Mail on Sunday, na qual disse ter sido forçado a contratar segurança extra, já que multidões de pessoas têm aparecido para tirar fotos e filmar.
O fluxo de visitantes parece ser resultado de dois vídeos do TikTok que Williams fez e postou no início deste ano. Um dos clipes mostra Williams posando do lado de fora da propriedade, com a legenda “quando você mora perto da casa de Saltburn”.
A segunda dá instruções específicas para quem “gostaria de visitar a casa de Saltburn”. Williams continua narrando instruções detalhadas sobre como chegar a Drayton House, mostrando mapas, pontos de referência e até um bom lugar para estacionar. Juntos, os clipes obtiveram 5,6 milhões de visualizações. Ela disse à CNN que decidiu postar o conteúdo online para destacar as atrações de sua região.
Em e-mail, ela escreveu: “Como proprietária de uma empresa em Northamptonshire, que também é apaixonada por filmes, casas senhoriais e jardins, não pude deixar de ir visitá-la no início do dia de Ano Novo, quando o país estava de ressaca. “É brilhante ver um canto tão escondido da nossa bela Northamptonshire em um filme tão importante como Saltburn. Nosso condado é tão bonito, mas muitas vezes é esquecido em favor do campo em lugares como Cotswolds ou Cornualha, mas é muito bonito. Sou um grande defensor de Northamptonshire como um condado para viver, trabalhar e visitar.”
@be_better_known Replying to @user841084102 Public footpath from #Lowick in #Northamptonshire through the #draytonhouse Estate.
Rhian Williams Williams, que tem menos de 3.000 pessoas seguindo sua conta sob o nome “Better Be Known”, disse: “Eu não tinha ideia de que os dois vídeos que fiz seriam vistos 5,6 milhões de vezes e tudo aconteceu muito rapidamente. Não tenho muitos seguidores no TikTok, então não pensei que se tornaria viral, mas devido à forma como o algoritmo do TikTok funciona, quando centenas de pessoas começaram a compartilhar e comentar meu vídeo, ele adicionou combustível às minhas postagens.”
O filme é estrelado pelo ator irlandês Barry Keoghan como um estudante convidado para passar o verão na propriedade de um colega rico, Saltburn.
Em entrevista à CNN, Fennell disse que, em muitos aspectos, o filme é uma versão do “gótico clássico da casa de campo britânica”, inspirado em filmes como “Brideshead Revisited” e “The Go-Between”. Há poucas informações factuais sobre a propriedade de domínio público, mas de acordo com o órgão do patrimônio nacional, a Historic England, ela remonta ao final do século XIII.
Charles Stopford Sackville, proprietário da Drayton House, disse ao Mail on Sunday que subestimou o interesse que o filme gerou em sua propriedade. “Nunca imaginei o valor dos juros que haveria. É muito estranho’, disse ele. “Não considero isso lisonjeiro.” Ele disse ao jornal que centenas de pessoas vão até lá todas as semanas para posar para vídeos e se filmarem dançando do lado de fora, em homenagem a uma cena em que Keoghan dança nu pela mansão.
A propriedade não está aberta ao público, portanto os visitantes não podem entrar. A maioria é respeitosa, mas o comportamento de alguns levou-o a adotar medidas de segurança adicionais, disse ele, acrescentando que mais de 50 pessoas se desviaram da via pública. Williams disse à CNN que não promoveu nem tolerou esse tipo de comportamento. Ela disse: “Sejam quais forem as circunstâncias, os visitantes devem seguir o caminho público – e não deixar lixo – e ser bons ‘Cidadãos do Campo’. Não há absolutamente nenhuma razão para as pessoas se desviarem da via pública.”
Compartilhe: