quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioDestaqueManifestantes pedem saída de Elon Musk do governo Trump

Manifestantes pedem saída de Elon Musk do governo Trump

Washington, D.C., capital dos Estados Unidos, tem sido palco de protestos contra o empresário Elon Musk. O presidente norte-americano, Donald Trump, nomeou o dono do X para comandar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), um cargo de alto escalão na Casa Branca.

Desde segunda-feira 3, manifestantes aglomeram-se em frente ao Departamento do Tesouro para denunciar o que chamam de “tomada hostil” dos sistemas financeiros federais por Musk.

O número dos participantes do protesto tem aumentado a cada dia: nesta terça-feira,4, chegou a centenas. Já nesta quarta-feira, 5, o ato ganhou a presença de parlamentares democratas e reuniu alguns milhares de participantes.

Entre os políticos presentes, estavam Maxine Waters, Al Green, Ayanna Pressley, Chuck Schumer, Jeff Merkley e Richard Blumenthal. Alguns congressistas tentaram até entrar no edifício do Tesouro, mas não conseguiram.

Em publicação no X, a congressista Melanie Stansbury mostrou algumas imagens do protesto. Musk respondeu a postagem com uma imagem e uma pergunta irônica: “Posso ajudar?”

Suposto acesso de Elon Musk a dados sensíveis do governo

Os protestos têm como motivação a suposta influência da equipe de Musk no Doge, departamento que detém o acesso a dados financeiros do governo, como pagamentos da Seguridade Social, reembolsos do Medicare e restituições de impostos.

Durante o protesto, a agência Bloomberg noticiou que o Departamento do Tesouro confirmou que a equipe de Musk tinha “acesso somente para leitura” a “dados codificados” do sistema de pagamentos do governo. O órgão teria garantido que o sistema permanece “robusto e eficaz”.

As ações da Doge se estendem a outras agências, incluindo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica e o Escritório de Gestão de Pessoal.

Desde a posse de Trump, democratas têm associado a equipe de Musk a medidas para reduzir o funcionalismo público.

“50 Protestos, 50 Estados, 1 Dia” (50501)

No Capitólio do Estado da Carolina do Norte, em Raleigh, centenas de pessoas protestaram contra o governo Trump nesta quarta. O evento fazia parte do movimento “50 Protestos, 50 Estados, 1 Dia” (50501), organizado pela oposição e por críticos ao presidente.

Os manifestantes carregavam cartazes contra secretários e outros integrantes do governo anunciados por Trump. O principal alvo, no entanto, também foi Elon Musk.

Eles gritavam “deportem Elon Musk”, “Elon Musk tem que sair” e “um, dois, três, quatro, Elon Musk está fora da porta”, condenando a influência do fundador da Tesla na Casa Branca.

Os manifestantes criticaram, entre outras coisas, o anúncio do fechamento da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês). A medida de Trump representou uma vitória para Musk, que defendia o encerramento do órgão.

Trump diz que Musk não fará nada sem aprovação

Na segunda-feira 3, o presidente norte-americano disse a jornalistas que o dono do X “não pode e não fará” nada sem sua aprovação. Trump afirmou também que Musk não terá permissão para ir a lugares onde haja conflito.

O governo norte-americano também esclareceu que Musk é um “funcionário especial do governo”, mas não recebe salário dos EUA e “está cumprindo a lei”.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui