domingo, setembro 29, 2024
InícioInternacionalmanifestantes derrubam mais uma estátua de Hugo Chávez

manifestantes derrubam mais uma estátua de Hugo Chávez

Depois de derrubar uma estátua do ex-ditador Hugo Chávez em Coro, no Estado de Fálcon, Venezuela, manifestantes repetiram o ato. Aos gritos de “liberdade”, alguns venezuelanos demoliram outra estátua de Chávez, que morreu em 2013, na cidade de Calabozo, em Guárico. Os dois episódios ocorreram nesta segunda-feira, 29.

Depois de anunciarem a “reeleição” do ditador Nicolás Maduro, o país virou palco de protestos.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que alguns venezuelanos derrubam a outra estátua que homenageia o socialista.

Venezuela: entenda o que pode acontecer depois da “eleição” de Nicolás Maduro

Nicolás Maduro foi declarado vencedor da eleição presidencial pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela neste domingo, 28. O CNE é o órgão eleitoral do país, controlado pelo chavismo.

As autoridades de algumas áreas de votação se recusaram a divulgar a contagem eletrônica dos votos em papel. Ainda houve relatos generalizados de fraude e intimidação dos eleitores.

O governo anunciou que Maduro venceu seu principal opositor, o ex-diplomata Edmundo González Urrutia, por uma margem de 7 pontos porcentuais.

O resultado gerou preocupações no país, que recentemente dava sinais de recuperação de uma das crises econômicas mais graves da história moderna.

Autoridades de diversos países das Américas, que inclui os Estados Unidos, expressaram dúvidas quanto aos resultados anunciados.

A desconfiança aumenta a probabilidade de que o novo mandato de Maduro não seja amplamente reconhecido no exterior.

Depois de uma campanha marcada por prisões de funcionários da oposição, intimidação e supressão de votos, a oposição se empenhou em monitorar a contagem de votos.

Quem foi Hugo Chávez, pai do regime ditatorial chavista

Nascido em 1954, Hugo Chávez foi um ditador e militar venezuelano que governou a Venezuela de 1999 até sua morte, em 2013.

Depois de seu falecimento, Nicolás Maduro ascendeu ao poder, dando início à maior recessão da história do país.

Chávez foi o responsável pela implantação do regime ditatorial socialista também chamado de “chavista”, em referência ao seu sobrenome na Venezuela.

Leia mais:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui