Reta final de Campeonato Brasileiro e os termos “mala branca” e “mala preta” voltam a ganhar força entre torcedores e até mesmo na imprensa. Mas, afinal, o que significam essas expressões?
A mala branca é um incentivo financeiro para que um time vença uma partida, cujo resultado beneficia um terceiro clube, geralmente aquele que paga o incentivo.
Por exemplo: se uma equipe briga pelo título mas para isso depende do resultado de um outro jogo, paga-se a um adversário envolvido nesse outro jogo como uma forma de motivação.
E a mala branca é legal?
“A mala branca não é legal, no futebol ou qualquer outro esporte. Não deve acontecer a oferta de vantagens, não precisar ser necessariamente em dinheiro, para que um time vença a um jogo. Não é sobre um terceiro, clube ou torcedor do clube interessado no resultado, para pagar o jogador fazer seu trabalho com mais vontade e estimulo, mas, sim, sobre buscar impactar no resultado da partida, o que retira a imprevisibilidade do resultado”, disse o advogado Higor Maffei Bellini, especialista em direito esportivo, ao blog Lei Em Campo, também especializado no tema.
Já a mala preta, igualmente ilegal, é o incentivo financeiro para que uma equipe perca intencionalmente uma partida.