O ano de 2024 começou com sinais de que mais montadoras chinesas estão interessadas em atuar no Brasil. Após o grande sucesso de gigantes como a BYD, dona do carro elétrico mais vendido de 2023, é a vez da Hozon Auto preparar terreno para iniciar as operações em solo nacional.
A empresa já está contratando executivos para cuidar dos negócios por aqui e deve trazer a marca de veículos Neta ao país. Lançada em 2018, a linha possui quatro carros elétricos atualmente: o Neta Aya, Neta X, Neta S e Neta GT.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
A estratégia de expansão da empresa para mais países começou ainda em 2022 na Ásia e Europa, onde a Hozon também já possui negócios. A primeira fábrica fora da China também começou a funcionar na Tailândia e irá produzir 20 mil veículos por ano.
Agora, a montadora planeja chegar também na América Latina, incluindo Brasil, atingindo eventualmente a marca de atuação em 50 países.
Os carros elétricos da Hozon Neta
- O SUV elétrico Neta X é o modelo mais novo da empresa. O veículo possui motor elétrico de 120 kW (ou 163 cavalos) e atinge até 150 km/h.
- O Neta GT, já registrado no Brasil, é um cupê elétrico de quatro lugares mais esportivo.
- A versão com tração traseira gera 231 cavalos enquanto a com tração integral dobra a potência para 462 cavalos.
- O modelo mais potente vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. A autonomia estimada é de até 580 km por carga, segundo o ciclo chinês.
Quando a Hozon Auto chega ao Brasil?
Por enquanto, a companhia chinesa ainda não anunciou nenhuma data oficial ou como será a sua estratégia para o Brasil. Recentemente, a Hozon começou a operar na Costa Rica, marcando o início dos negócios na América Latina. As informações são do Insideevs e do portal chinês Auto Home.