A empresa de Miami, Doroni Aerospace, anunciou que seu carro voador elétrico, o Doroni H1, recebeu a Certificação de Aeronavegabilidade Oficial da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos. O destaque é que o veículo foi projetado para caber numa garagem comum.
Para quem tem pressa:
- A Doroni Aerospace de Miami anunciou que seu carro voador elétrico, o Doroni H1, recebeu a Certificação de Aeronavegabilidade Oficial da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA – e ele cabe numa garagem comum;
- A obtenção da certificação representa um marco significativo para a Doroni Aerospace e para o campo de mobilidade aérea pessoal, segundo o CEO Doron Merdinger;
- O Doroni H1 é o primeiro carro voador elétrico de dois lugares a realizar voos tripulados nos EUA;
- Equipado com dez sistemas de propulsão independentes, o carro voador possui uma velocidade máxima de 225 km/h e alcance de 96 quilômetros; seu design permite carregamento rápido e operação semi-autônoma.
- A Doroni já acumulou mais de 370 pedidos antecipados e planeja construir cerca de 120 a 125 unidades até 2025 (ou 2026), com metas de escalar para 2,5 mil eVTOLs anualmente.
Para o CEO Doron Merdinger, a obtenção da certificação de voo é “não apenas um marco para nossa empresa, mas um avanço significativo para todo o campo de mobilidade aérea pessoal.”
A Doroni afirma ser a primeira empresa a realizar voos tripulados com um carro voador elétrico de dois lugares nos EUA. O Doroni H1 realizou seu primeiro voo em 2023 – e o CEO pilotou com sucesso a aeronave pessoal elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) recentemente.
Carro voador nos EUA
Merdinger acredita que o carro voador elétrico “está prestes a redefinir o transporte urbano.” A aeronave da Doroni já acumulou mais de 370 pedidos antecipados, enquanto a startup finaliza seus esforços de financiamento.
Equipado com dez sistemas de propulsão independentes, o carro voador elétrico possui uma velocidade máxima reivindicada de 225 km/h (160 km/h de velocidade de cruzeiro) e um alcance de 96 quilômetros.
Seu design garante estabilidade durante o voo, segundo a empresa. O Doroni H1 tem quatro dutos contendo dois e-motores com hélices patenteadas. Oito são para voo vertical, com “dois empurrões” adicionais.
A aeronave de dois lugares é projetada para caber numa garagem para dois carros, com sete metros de comprimento e quatro metros de largura. Também apresenta carregamento rápido, indo de 20% a 80% em menos de 20 minutos.
O carro voador elétrico da Doroni é semi-autônomo, permitindo que o piloto o guie para diferentes níveis. Um controle é utilizado para movê-lo para frente, para trás ou para os lados.
Uso do eVTOL
Entre os compradores, a Doroni menciona um médico que deseja usar a aeronave para evitar o trânsito a caminho do trabalho. No entanto, é necessária uma certificação, com pelo menos 20 horas de experiência, sendo 15 na aeronave e cinco em voo solo.
Merdinger vê os eVTOLs como mais utilizados para táxis aéreos ou compartilhamento de carona. Porém, a Doroni visa um mercado diferente.
A empresa acredita que há espaço suficiente para voar, especialmente em áreas suburbanas. O carro voador elétrico da Doroni é projetado não apenas para transportar do ponto A ao ponto B, mas também para “apreciar a natureza”, segundo Merdinger.
A Doroni espera construir cerca de 120 a 125 unidades até 2025 (ou 2026), com planos de escalar para produzir 2,5 mil eVTOLs anualmente. Mais informações sobre o carro voador elétrico podem ser encontradas no site da Doroni.
A empresa é a mais recente a receber a certificação de voo. O Modelo A da Alef foi o primeiro carro voador elétrico a ser certificado em junho e já conta com 2,5 mil pedidos antecipados, incluindo 2,1 mil de indivíduos e 400 de empresas – entre elas, uma concessionária de carros na Califórnia.