48 gestantes optaram por partos normais humanizados (Foto: Ascom FMS)
O feriado de Páscoa teve um significado especial para 88 mulheres que trouxeram seus filhos ao mundo nas maternidades da Prefeitura de Teresina, localizadas nos bairros Dirceu, Promorar, Satélite e Buenos Aires. Entre elas, 48 gestantes optaram por partos normais humanizados, beneficiando-se de técnicas para alívio da dor. Os dados, referentes ao período de 17 a 21 de abril, foram divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
“Um bebê traz consigo toda a magia de transformar uma família. Quando nasce um filho, nasce também um pai, uma mãe, tios, avós e irmãos. É um momento de grande significado na vida de todos, e as maternidades da FMS seguem as normas do Ministério da Saúde para garantir uma assistência humanizada”, destaca o presidente da FMS, Charles Silveira.
A diretora geral da Maternidade do Dirceu, Mércia Cassandra, reforça a importância do acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para preservar a saúde da mãe e do bebê. “Um parto sem intercorrências é resultado de um pré-natal bem realizado. O Ministério da Saúde considera adequado o acompanhamento com no mínimo sete consultas, o que ajuda a reduzir a mortalidade materna, o número de natimortos e outros eventos adversos”, explica.
Ela também destaca que os profissionais de saúde incentivam o aleitamento materno nas maternidades. “Os benefícios são inúmeros, e a gestante recebe orientações desde o pré-natal. As salas de aleitamento nas maternidades oferecem suporte, incluindo doação de leite e orientações especializadas. Há estudos que comprovam que a amamentação fortalece a imunidade do bebê, melhora seu desenvolvimento e até influencia na inteligência da criança”.
A diretora de Enfermagem da Maternidade do Buenos Aires, Carla Ranielly, explica o protocolo de atendimento às gestantes ao chegarem à unidade. “Inicialmente, elas passam pela classificação de risco e consulta médica. Dependendo da condição clínica, podem ser admitidas na maternidade, receber alta orientada ou ser encaminhadas para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, caso a gestação seja de alto risco”, conclui.