quinta-feira, novembro 14, 2024
InícioGeralMais de 8 mil litros de azeite adulterado são apreendidos no ES

Mais de 8 mil litros de azeite adulterado são apreendidos no ES

Na Grande Vitória, uma operação de condução da Polícia Civil do Espírito Santo apreendeu mais de 8 mil litros de azeite adulterado. A ação desta semana teve a colaboração do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Na verdade, o produto, que estava distribuído em cerca de 1,7 mil galões, era óleo misto. Uma empresa sem a autorização necessária para o comércio de azeite estava por trás da realização das vendas. Os agentes recolheram amostras para análise detalhada, com o objetivo de confirmar a adulteração.

Empresa de São Paulo sob investigação

A empresa envolvida, localizada em São Paulo, recebeu uma notificação por práticas semelhantes em 2019. Segundo o delegado da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Eduardo Passamani, os proprietários estão sob investigação criminal contínua. Os produtos eram vendidos em garrafões de 5 litros — o que dificulta a fiscalização.

“Eles vendem isso para bares, lanchonetes, restaurantes e hotéis”, explicou o delegado. “Esses estabelecimentos acabam abastecendo aqueles vidrinhos que ficam em cima da mesa. Quando você vai ali almoçar, achando que está consumindo azeite, o consumidor acaba consumindo o óleo misto.”

Ações de fiscalização do azeite na região

Azeite de oliva Procon fraude
Consumidor deve interromper o uso do azeite e solicitar substituição ou reembolso | Foto: Reprodução/Mapa

Desde o início de 2024, a polícia já apreendeu produtos suspeitos em mais de 800 estabelecimentos nas regiões de Vila Velha, Viana e Serra, no Estado do Espírito Santo. Muitas deles não sabiam da fraude e acreditavam adquirir um produto legítimo.

O delegado recomenda que os consumidores verifiquem a autorização de venda de azeite no site do Ministério da Agricultura, como precaução.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui