quinta-feira, dezembro 5, 2024
InícioCiência e tecnologiaMais de 700 novas espécies foram encontradas na Bacia do Congo, diz...

Mais de 700 novas espécies foram encontradas na Bacia do Congo, diz relatório

Mais de 700 novas espécies de vida selvagem e plantas foram encontradas na Bacia do Congo, na África, no ano passado, aponta um relatório da World Wide Fund for Nature (WWF) publicado nesta terça-feira (3).

O documento, que destaca a importância da biodiversidade descoberta no local, sugere ainda que a comunidade científica deve aplicar esforços para conservar e proteger o frágil ecossistema.

“Precisamos fazer mais, pois a Bacia do Congo continua sendo um dos lugares menos pesquisados ​​do planeta e necessita urgentemente de proteção adicional”, disse Dr. Allard Blom, vice-presidente do WWF para florestas africanas.

O relatório “New Life in the Congo Basin: A Decade of Species Discoveries (2013–2023)” (Nova Vida na Bacia do Congo: Uma Década de Descobertas de Espécies (2013–2023, em inglês) da WWF descreveu a descoberta de 742 espécies de plantas, invertebrados, peixes, anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos até então desconhecidos.

Entre elas estão um novo tipo de café, sapos com garras, crocodilos, peixes-elétricos, corujas, aranhas, tartarugas, entre outros animais.

Em um território que abrange seis países, a Bacia do Congo é o maior sumidouro de carbono do mundo, absorvendo mais gases do que a Amazônia.

O documento da WWF também celebra a importância das comunidades indígenas para a manutenção dessa biodiversidade da região, por conviver por gerações com essas espécies consideradas desconhecidas.

“É crucial que suas vozes e direitos sejam respeitados como administradores desta terra”, disse Moise Kono, coordenador de povos indígenas do WWF-Camarões.

Fotossíntese é alcançada pela 1ª vez em células animais

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui