Um novo levantamento aponta possíveis cenários para o mercado de veículos elétricos no futuro. Segundo pesquisa da Accenture, mais de 50% dos motoristas globais planejam adquirir um carro elétrico nos próximos 10 anos.
O trabalho analisou as preferências de 6 mil motoristas em países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, França, China e Japão. Os resultados comprovam o aumento no interesse dos consumidores pelos modelos eletrificados.
Interesse pelos carros elétricos tem aumentado
- De acordo com a Accenture, 57% dos motoristas ouvidos pretendem comprar um EV na próxima década, enquanto apenas 10% disseram que nunca comprariam um carro elétrico.
- A China é o país com o maior número de interessados.
- Por lá, 65% dos ouvidos disseram que acreditam no futuro dos carros elétricos e 44% dos que ainda não possuem um veículo eletrificado planejam comprar um EV nos próximos cinco anos.
- Nos Estados Unidos, 54% dizem pretender adquirir um carro elétrico.
- Por outro lado, o cenário é mais diversificado na Europa.
- Enquanto países como Bélgica e Países Baixos (Holanda) apresentaram crescimento nas vendas de EVs, na Alemanha e na França apenas 37% e 36% dos motoristas, respectivamente, afirmam que consideram o futuro dominado por veículos elétricos.
- Você pode conferir a pesquisa na íntegra clicando aqui.
Leia mais
O que os motoristas levam em conta ao comprar um EV
O trabalho ainda ouviu os motoristas sobre o que eles esperam do mercado no futuro. A maioria (83%) disse que consideraria a confiabilidade antes de comprar um elétrico. Para 82%, a segurança é primordial, enquanto 82% citaram o custo-benefício. Questões como sustentabilidade, antes prioritárias, perderam força, revelou o estudo.
Por outro lado, a recarga continua sendo a principal preocupação para 70% dos ouvidos. Eles citaram o temor de não haver estrutura necessária para carregar os veículos tanto em casa quanto em espaços públicos, como supermercados.
A autonomia também se destaca como um dos fatores críticos. Segundo a Accenture, 81% dos motoristas destacaram que o tamanho da bateria e a autonomia são decisivos para a escolha de um EV.