A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), por meio da Diretoria de Licenciamento Ambiental, registrou avanços significativos na resolutividade processual. Segundo o relatório, em 2024, foram 6.332 novos processos registrados, dos quais 3.505 foram resolvidos. Já em 2023, foram recebidos 5.223 processos novos, dos quais 2.255 foram solucionados.
O diretor de Licenciamento e auditor fiscal ambiental da Semarh, Daniel Guimarães, destaca que 2024 apresentou um padrão mais consistente, com a resolutividade mensal variando de 35% (janeiro) a 79% (setembro). “Além disso, os meses de 2024 mostraram uma maior capacidade de resolução proporcional ao aumento no volume de processos recebidos, especialmente em períodos de alta demanda, como abril e novembro”, complementa.
O gestor ainda acrescenta que o padrão de resolutividade também mudou, indicando maior eficiência em 2024, devido à implementação de melhorias nos fluxos de trabalho, redistribuição de recursos e adoção de estratégias para lidar com o volume crescente de processos, o que consolidou um novo patamar de desempenho, com resultados mais alinhados e um aumento expressivo na capacidade de resolução, especialmente nos meses de maior desafio.
A maior taxa de resolução do ano passado ocorreu em setembro, com 79%, enquanto o menor índice foi registrado em janeiro, com apenas 35%. O mês de abril destacou-se pelo maior volume de processos recebidos, totalizando 660 entradas.
“Esses avanços são positivos e refletem esforços significativos do Governo do Piauí para aumentar a eficiência e melhorar os resultados gerais e também indicam a necessidade de continuarmos fortalecendo os processos administrativos”, ressalta o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira.