Em menos de um mês, 3.296 pacientes de 56 municípios piauienses foram beneficiados com procedimentos para o tratamento de varizes. Além dos procedimentos, foram realizadas 1.953 consultas e 1.812 ultrassonografias.
Os números são resultados de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que pretende totalizar 10 mil escleroterapias não estéticas em membros inferiores (unilateral), até março de 2025.
A iniciativa já contemplou pacientes das regiões de saúde do Vale do Itaim, do Vale do Sambito e do Vale do Guaribas. Agora está sendo beneficiada a população da Planície Litorânea.
“Essa é uma ação que visa garantir o acesso da população a esse procedimento, que proporciona uma melhor qualidade de vida aos pacientes, especialmente aqueles que sofrem dores e limitação de mobilidade”, destacou o superintendente de Media e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
A escleroterapia é uma técnica indicada para tratar veias dilatadas de diversos tamanhos, desde os vasinhos finos e avermelhados até as varizes mais grossas.
A meta é que todas as regiões de saúde do Piauí sejam contempladas, atendendo aos 224 municípios, como estabelecido em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PI) realizada em novembro de 2024.
Para acessar o serviço, os pacientes devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade para realizar o cadastro no sistema de regulação. Após isso, serão feitos o encaminhamento e o agendamento para a triagem e o procedimento, se necessário.