domingo, julho 7, 2024
InícioGeralMais de 20 pessoas são contaminadas depois de vazamento de amônia em...

Mais de 20 pessoas são contaminadas depois de vazamento de amônia em Santa Catarina

Um vazamento de amônia em uma empresa localizada no município de Chapecó, em Santa Catarina, contaminou 28 pessoas neste último domingo, 9. As informações são do jornal NSC Total.

Do total de pessoas contaminadas pela inalação de amônia, 18 são funcionários de uma empresa vizinha e precisaram ser hospitalizados. “Foi assustador, a gente não sabia o que estava acontecendo”, disse um dos colaboradores afetados.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), dos hospitalizados pela contaminação de amônia, seis pessoas estão em estado moderado, e as demais, em estado leve.

“A respiração foi numa concentração menor e, talvez por isso, não houve fatalidades neste momento”, explicou o sargento Duan Pedroso.

O incidente começou em um registro utilizado para liberar o gás da tubulação. Além dos bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para conter o vazamento e socorrer as vítimas.

A amônia, composta por nitrogênio e hidrogênio, é um gás incolor utilizado em diversas aplicações industriais e domésticas, incluindo o refino de petróleo e a fabricação de produtos farmacêuticos. Na indústria, também é empregada como gás refrigerante em câmaras frigoríficas.

O gás é altamente perigoso e corrosivo, podendo causar graves irritações na pele, olhos, nariz e pulmões. A inalação de amônia pode resultar em sintomas como tosse, chiado no peito, falta de ar e até asfixia, podendo levar à morte.

Contaminação por amônia em frigorífico do Pará

A Polícia Civil de Marabá (PA) iniciou uma investigação depois do vazamento de amônia no frigorífico da JBS em 22 de abril deste ano. Ao todo, 19 funcionários sofreram com a contaminação e precisaram de atendimento médico.

Todos os trabalhadores receberam alta depois de serem tratados pela equipe médica. Os pacientes incluíam oito homens, onze mulheres e uma gestante de seis semanas, conforme relatado pela prefeitura municipal.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui