Subiu para 2.039.084 o número de pessoas que foram afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Boletim do início da tarde deste sábado, 11, mostra que dos 497 municípios do Estado, 445 relataram ter sofrido algum impacto em decorrência da catástrofe ambiental.
O número de óbitos, desaparecidos e feridos pelas chuvas no Rio Grande do Sul permaneceu estável até o momento: 136, 125 e 756, respectivamente. As buscas e resgates continuam pela região, conforme aponta o boletim da Defesa Civil do Estado.
Até a tarde deste sábado, 74.153 pessoas e 10.348 animais foram resgatados das inundações ocasionadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. São empenhados nas operações um efetivo de 27.589 profissionais, além de 4.398 viaturas, 340 embarcações e 41 aeronaves.
Chuvas no Rio Grande do Sul elevam nível dos rios
De acordo com a Defesa Civil, houve um acumulado de chuvas que superam os 100 milímetros nas bacias hidrográficas do Guaíba e Litoral Norte, no Rio Grande do Sul.
Por conta do acumulado e dos solos com muita umidade, os rios Taquari e Caí apresentaram respostas hidrológicas que atingem limiares de alerta. Entretanto, a tendência é que ambos rios entrem em estabilidade ainda neste sábado, 11.
Já o rio Uruguai deve atingir pico de cheia no município gaúcho de Uruguaiana também neste sábado. Deve-se registrar quase 4 metros acima da cota de inundação.
Quanto à Lagoa dos Patos, apresentou-se um quadro de elevação próximo à cidade de Pelotas e em regiões próximas.
O Lago Guaíba apresentou declínio. Inclusive, atingiu neste sábado o menor patamar dos últimos 8 dias. Às 11h, estava em 4,58 metros no cais de Mauá. Os rios da área do delta do Jacuí, assim como os demais rios do Estado seguem apresentando declínio ou estabilidade.