sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeralmais de 1,2 mil casas ficam destelhadas

mais de 1,2 mil casas ficam destelhadas

Uma microexplosão causou danos significativos no município de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, na noite deste último sábado, 15. A Defesa Civil do Estado informou que o fenômeno ocorreu por volta das 22h30, com ventos fortes e chuva intensa.

A tempestade teve aproximadamente 15 segundos de granizo e fortes ventos, destelhando cerca de 1,2 mil casas e afetando diretamente mais de 15 mil pessoas. Árvores e postes de energia também foram derrubados no município do Rio Grande do Sul. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul explicou que a microexplosão ocorre quando uma nuvem não suporta mais a água acumulada, despejando-a rapidamente no solo. O fenômeno é acompanhado por ventos que podem atingir até 150 km/h.

Desde a noite de sábado, o prefeito Sidney Brondani (PP) afirmou que a Prefeitura de São Luiz Gongaza está atendendo moradores afetados com lonas e outros auxílios.

“A situação é grave e atingiu quase metade do nosso município, com muitos transtornos e danos em escolas, unidade de saúde, residências e empresas. Foi algo semelhante a um ciclone que nos atingiu, mas tudo o que tinha de ser feito até o momento foi feito”, disse Brondani.

Uma pessoa ficou ferida enquanto tentava colocar lonas em sua residência. A cidade deve emitir um decreto de situação de emergência, enquanto a Brigada Militar pede que a população evite transitar pelas áreas afetadas.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de chuva intensa, válido até as 19h de domingo. A orientação é buscar abrigo em caso de “tempo severo” e evitar atravessar alagamentos.

São Luiz Gonzaga, localizada na região das Missões, foi uma das áreas mais afetadas pelas enchentes históricas do Estado. Com quase 34,8 mil habitantes, a cidade sofreu danos em escolas, unidades de saúde e estabelecimentos comerciais.

Governador do Rio Grande do Sul se posiciona

O governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que a Defesa Civil do Rio Grande do Sul acompanha a situação e oferece suporte com lonas e materiais para minimizar os estragos.

“Conversei há pouco por telefone com o prefeito Sidney Brondani, colocando o governo estadual à disposição para ajudar em tudo o que for possível emergencialmente e no suporte ao restabelecimento e reconstrução nos próximos dias”, declarou Leite.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui